Machado de Assis ganha roteiro literário imperdível no Rio de Janeiro
Passeio pode ser acessado por aplicativo; são nove pontos ligados ao escritor de 'Memórias Póstumas de Brás Cubas'
O Rio de Janeiro acaba de ganhar um roteiro que acompanha os passos do escritor Machado de Assis pelas ruas da antiga capital do país.
A Rota Literária Machado de Assis é resultado de uma parceria entre as plataformas Que Mais Tem Lá? e Ouça a Cidade, vencedoras do projeto Desafio Rotas Literárias, da Embratur Lab, que busca ideias criativas para promover o turismo literário no país.
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- Verão no Brasil sem gastar muito: 5 destinos deslumbrantes e econômicos para fazer em janeiro ou fevereiro
- Temporada de cruzeiros no Brasil terá 9 navios e mais de 200 roteiros
- 3 lugares BBB para viajar no Rio de Janeiro: bom, bonito e barato
A jornada cultural percorre, por meio do aplicativo georreferenciado, os caminhos do escritor na Cidade Maravilhosa.
Recentemente, o autor de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” ganhou destaque internacional após a escritora norte-americana Courtney Henning Novak dizer que está adorando a obra.
“O que fazer da vida depois que terminá-lo?”, comentou ela em publicação no Tik Tok que viralizou no mundo.
Rota Literária Machado de Assis
Quantas vezes olhamos um ponto turístico ou local histórico e nos perguntamos o que diriam caso falassem?
As histórias dos lugares, muitas vezes pouco conhecidas e de valor inestimável, foram o ponto de partida para dois amigos publicitários chegarem à ideia.
Pensando nisso, no começo de 2024 a Que Mais Tem Lá e o Ouça a Cidade, decidiu criar um projeta que dá voz aos locais urbanos. Dessa conexão criativa nasceu a Rota Literária Machado de Assis.
Os roteiros são totalmente lúdicos, onde lugares machadianos do centro histórico do Rio de Janeiro, uma das regiões mais bonitas da cidade e que passa atualmente por um processo de revitalização, viram personagens para contar passagens da vida e da obra do maior escritor brasileiro.
Efeitos sonoros dão vida às narrativas e, por fim, as vozes das gravações foram geradas por inteligência artificial (IA), possibilitando o uso de diversos matizes vocais para a melhor experiência possível e em dois idiomas (português e inglês).
Os locais da rota literária
Ponto 1: Academia Brasileira de Letras
A própria Academia, templo dos autores imortais e da alma da literatura brasileira, recebe você para dar início à jornada do Rio de Machado. Poste-se ao lado da estátua de Machado de Assis, coloque os fones de ouvidos, e dê o play.
Ponto 2: Praça Poeta Manuel Bandeira
Caminhe em direção à Praça Manuel Bandeira, para ouvir um par de botas surradas filosofar sobre esperança e valor. A experiência traz também o inacreditável sumiço do mar na região.
Ponto 3: Tribunal de Contas do Município
Um pouco mais à frente, embaixo das arcadas, procure pela placa dourada. Ela ‘conta’ histórias e faz divagações sobre o casal Machado e Carolina, enquanto moraram no local.
Ponto 4: Rua Evaristo da Veiga / Av. Rio Branco
Siga em direção à Cinelância. Continue pelo calçadão à direita, na Av. Rio Branco, até a esquina, diante do Theatro Municipal. Você estará num cenário do passado do conto “A Cartomante”, a antiga Rua dos Barbonos, lugar desse e de outros escritos de Machado.
Ponto 5: Teatro João Caetano / Praça Tiradentes
Esteja no palco especial da obra de Machado de Assis, e da vida da cidade. Da calçada do Teatro João Caetano, contemple a Praça Tiradentes para um mergulho sobre os primeiros passos da carreira literária do escritor.
Ponto 6: Real Gabinete Português
Ali, bem próximo, perca o fôlego nessa biblioteca deslumbrante, entre as mais belas do mundo, e descubra a relação próxima de Machado de Assis com a instituição. Procure pela placa em homenagem ao maior autor brasileiro.
Ponto 7: Confeitaria Colombo
Prossiga adiante e fará parte do caldeirão de acontecimentos históricos, urbanísticos e sociais do fim do século 19.
Ponto 8: Rua do Ouvidor
Caminhe pelas ruas que inspiraram personagens como Bentinho, em “Dom Casmurro”. A Rua do Ouvidor, a Paris carioca, além de bastante frequentada por Machado de Assis, foi o cenário perfeito para ambientar diversas passagens da obra do mestre.
Ponto 9: Capitu Bar
Encerre sua jornada brindando ao legado de Joaquim Maria Machado de Assis no Capitu Bar. Desfrute de uma generosa e autêntica Caipirinha enquanto o Espírito do Tempo apresenta o Bruxo do Cosme Velho como um dos maiores da literatura universal.