A magia dos duendes no Parque Nacional Los Cardones
Natureza acolhedora e misteriosa é a primeira sensação que temos ao percorrer o Parque Nacional Los Cardones, em Salta, norte da Argentina, criado para proteger os cactus gigantes Cardon (Trichocereus pasacana).
Estas imponentes plantas com formas inusitadas crescem por ano apenas de três a quatro centímetros, e muitas delas têm mais de 300 anos. No solo pedregoso dos Los Cardones nascem arbustos retorcidos, ervas e matinhos rasteiros que aprisionam odores marcantes. Ao colhê-los é preciso friccionar suas folhas e sentir um ramalhete de fragrâncias que vão de especiarias a resinas. Esse parque também se diferencia pelas montanhas coloridas que o cercam.
O silêncio da paisagem, dizem por ali, conta histórias surreais, tantas, que anteriormente o lugar era denominado Vale Encantado. Muitos habitantes juram ter visto, e ainda vêem, um touro com chifres dourados que atordoa o gado nos campos. São os duendes, porém, os donos dos cactos gigantes. Estes, contam os artesãos, ensinaram suas bisavós a arte do tecido cilhaqui, feito com lã de ovelha e lhama e aos homens a arte do vinho.
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
À noite a atmosfera do parque se transfigura. Os salteños garantem que quando ocorrem chuvas de estrelas, os enormes Cardons, sob as ordens dos duendes andam e mudam as posições dos braços. Acredite se quiser, mas vários fotógrafos que documentaram o parque confirmaram essa alteração das formas e posições dos cactus de um dia para outro.