Mapa reúne 70 cenotes da península de Yucatán, no México
Dizem que o México pode ter entre 3 mil e 10 mil cenotes. É difícil saber, pois muitos deles ainda não foram descobertos e tantos outros, que estão em propriedades particulares, não são declarados para evitar impostos. Mas a verdade é que, cada vez mais, os cenotes da península de Yucatán têm se tornado os atrativos prediletos de quem visita o Caribe mexicano, concorrendo com o mar azul da Riviera Maia.
Além da água límpida e pura e de paisagens únicas e místicas, muitos deles oferecem também opções de aventura, com rapel, tirolesa, mergulho, snorkeling e caiaque. E é dessas novas experiências que os viajantes vão atrás. A cada ano, novos cenotes abrem para visitação no México. Muitos deles estão dentro de parques aquáticos com diversos atrativos, como os famosos Xcaret e Xel-Há. Outros, têm estruturas mais simples, apenas para servir ao cenote. Alguns são operados por grandes empresas, outros até mesmo por maias.
Se você não está familiarizado com os fantásticos e mágicos cenotes, confira este Guia Prático dos Cenotes do México
- Tulum: 8 dicas para uma viagem inesquecível ao Caribe Mexicano
- México: os melhores passeios para fazer nesse país incrível
- 10 cidades incríveis para conhecer no México
- 7 praias da Tailândia para incluir no seu roteiro
Em meio a essa diversidade de cenotes, conseguimos selecionar 70, separamos os que têm atividade de mergulho e os que não têm, e incluímos no mapa abaixo!
Se você ficou confuso com tantos cenotes da Península de Yucatán, selecionamos três que valem à pena ser visitados:
Cenote Maya – Yucatán: é declarado o cenote com a maior cúpula da Península de Yucatán, e por isso impõe certa majestade. O pequeno feixe de luz do sol entra iluminando a água azul turquesa e a sua descida de rapel a 26 metros! É emocionante! Chegando lá embaixo, além de nadar você pode fazer tirolesa.
Cenote Dos Ojos – Quintana Roo: com água quase transparente, o cenote Dos Ojos, em Quintana Roo permite que você faça snorkeling e até mergulho. Quem fez garante que é incrível! E o bom é que ele fica bem pertinho de Tulum.