Maria Fumaça terá passeios extras em Campos do Jordão

Objetivo é oferecer mais opções aos turistas no último fim de semana de férias escolares

Por: Redação

A Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ), no interior de SP, vai ampliar os dias e horários de circulação da Maria Fumaça neste último final de semana das férias de julho.

A locomotiva fará passeios extras nesta quinta-feira, 25, às 13h, 15h e 17h; na sexta-feira, 26, às 11h, 13h, 15h, 17h. No sábado e domingo serão mantidas as saídas às 11h, 13h, 15h e 17h.

Crédito: Divulgação/EFCJ O trem percorre um trecho de 4 km, entre as estações Emílio Ribas e Abernéssia

O trem percorre um trecho de 4 km, entre as estações Emílio Ribas, na Vila Capivari, e Abernéssia, um dos bairros mais tradicionais de Campos do Jordão. O tempo total do percurso de ida e volta é de 30 minutos e cada viagem tem capacidade para até 64 passageiros.

Os passeios de Maria Fumaça voltaram a funcionar no último dia 13 de julho, após quatro anos parada.  A locomotiva original do trajeto, de 1920, parou de funcionar em agosto de 2015 por causa de desgaste.

Para viabilizar a retomada do passeio, foi feito um convênio com a Prefeitura de Taubaté, que cedeu temporariamente um veículo para Campos do Jordão.

Crédito: Divulgação/EFCJ A locomotiva a vapor agora utilizada na estrada de ferro é de origem alemã

Até o fim da temporada de inverno, será mantido o valor promocional do ingresso de R$ 23 por pessoa. O bilhete pode ser adquirido nas estações da EFCJ. Crianças com até 5 anos, no colo de um acompanhante, não pagam passagem.

A locomotiva a vapor agora utilizada na estrada de ferro é de origem alemã, fabricada em 1927 pela empresa Linke-Hofmann-Werke. Da década de 1920 até a década de 2000, a locomotiva operou em uma usina de cana-de-açúcar, em São José da Laje (AL). Em 2004, foi para o Parque do Itaim, em Taubaté.