Marina Abramović vem ao Brasil para inaugurar obra no interior de PE

Uma das artistas performáticas mais badaladas do mundo, a sérvia Marina Abramović desembarca no Brasil para inaugurar, neste sábado, 3, uma obra no interior de Pernambuco.

Batizada de “Generator”, a obra está sendo instalada na Usina de Arte, parque artístico-botânico-educativo localizado em Água Preta, na Zona da Mata pernambucana, faz um convite às conexões humanas por meio da energia dos minerais.

Marina Abramović durante performance The Artist is Present, em 2010 no MoMA
Créditos: Andrew Russeth/Wikimedia Commons
Marina Abramović durante performance The Artist is Present, em 2010 no MoMA

A obra ainda não está finalizada, mas já é possível ver um grande muro preto erguido na parte mais elevada das instalações da Usina. Quando finalizada, a instalação terá 12 conjuntos de três “almofadas” de quartzo-rosa produzidas em Minas Gerais.

“Generator” também é a primeira criação de Marina Abramović a ser instalada em espaço ao ar livre e aberto ao público no país.

Quem é Marina Abramović?

Marina Abramović, de 76 anos, revolucionou o campo artístico ao explorar as expressões do corpo e da mente a partir de provocações nos limites da liberdade e da razão. Suas performances já incluíram fogo, objetos cortantes, armas de fogo e drogas controladas.

Sua arte vai muito além do que se vê e, para compreendê-la, é necessária uma desconstrução particular para a percepção do todo.

Usina de Arte

Inaugurada em 2015, a Usina de Arte conta com mais de 40 obras espalhadas pelos 33 hectares onde antes funcionava uma usina de álcool e açúcar. O espaço dispõe ainda de 10 mil plantas de mais de 600 espécies.

A Usina de Arte funciona numa antiga usina de álcool e açúcar em Permambuco
Créditos: Divulgação
A Usina de Arte funciona numa antiga usina de álcool e açúcar em Permambuco

No acervo estão obras de artistas como Regina Silveira, Claudia Jaguaribe, Matheus Rocha Pitta, Juliana Notari, Frida Baranek, Artur Lescher, Carlos Vergara, Iole de Freitas e Vanderley Lopes.

O parque artístico-botânico da Usina de Arte é aberto à visitação todos os dias, das 5h30 às 18h, e tem acesso gratuito.