Marsaxlokk, o vilarejo colorido de Malta que encanta viajantes
O cartão-postal de Marsaxlokk é seu porto repleto de luzzus, os tradicionais barcos de pesca malteses, pintados em cores vibrantes
Pouco conhecido entre os viajantes brasileiros, Marsaxlokk ((pronuncia-se marsa-shlock) é uma vila de pescadores autêntica e cheia de charme no sudeste da ilha de Malta. Com raízes que remontam à época dos fenícios, por volta de 800 a.C., o vilarejo também foi palco histórico do desembarque de Napoleão Bonaparte em 1798, durante sua invasão à ilha.
Hoje, Marsaxlokk é um dos destinos mais pitorescos de Malta, com seu porto repleto de luzzus —os tradicionais barcos pesqueiros coloridos em vermelho, amarelo e azul. Um detalhe curioso une todos eles: o olho de Osíris pintado em ambos os lados do casco.

Segundo os pescadores locais, esse símbolo egípcio protege contra os perigos do mar e afasta a má sorte. Com o tempo, tornou-se um verdadeiro ícone da vila.
Além da atmosfera agradável, na área do porto há ótimos restaurantes onde se pode provar as especialidades maltesas com seus peixes pescados ali mesmo, especialmente o dourado, atum e peixe-espada. Esses peixes são também a principal atração do popular mercado que acontece todos os domingos e que também inclui barracas que oferecem souvenirs e produtos locais, como geleias, mel, vegetais e vinho.

Outro destaque desta vila de cerca de três mil habitantes é a igreja de Nossa Senhora de Pompéia, na praça principal, com sua cúpula avermelhada e a fachada do século 19.
Bem perto de Marsaxlokk, uma experiência muito especial é conhecer a St Peter’s Pool, uma belíssima piscina natural na beira de uma grande laje de calcário onde o mar avança em formato de U, perfeita para mergulhar e praticar snorkeling.
O local leva o nome de piscina de São Pedro pois, de acordo com a cultura local, Pedro teria feito ali alguns batismos quando esteve na região. Tudo isso mais a visão incrível das rochas claras contrastando com o mar azul translúcido tornam o lugar ainda mais especial.