Conheça os melhores gelatos do mundo; 2 são brasileiros
Sorveterias brasileiras foram premidas no Mundial do Festival de Gelato, considerado o "Michelin dos gelatos
Quer provar algum dos melhores gelatos do mundo? Saiba que não é preciso ir à Itália. Duas sorveterias brasileiras figuram no ranking do Mundial do Festival de Gelato, considerado o “Michelin dos gelatos.
A sorveteria Cairu, em Belém (PA), ficou na 32ª posição, e a San Lorenzo Gelateria, em São Paulo, na 37ª colocação do ranking (veja detalhes mais abaixo). Com informações do site Melhores Destinos.
O melhor gelato do mundo ficou para a sorveteria I Giardini di Marzo, localizada em Varazze, na província de Savona, comandada por Marco Venturino, premiado com três coroas por seu gelato Bocca di Rosa, feito com leite, chocolate branco e uma base artesanal de água de rosas.
- TAAG oferece bagagem extra gratuita; saiba mais
- Por que, segundo estudo, este tipo de alimento aumenta o risco de ataque cardíaco?
- Saiba qual alimento ajuda a aliviar os sintomas da sinusite
- O que há de novo em Caraíva? Novidades do destino queridinho do momento
Em segundo lugar ficou a Fazekas Crukraszda, em Budapeste (Hungria), do mestre gelateiro Adam Fazekas, seguida da La Parona di Gelato, em Verona (Itália), da chef Giovanna Bonazzi.
Cerca de 5 mil mestres sorveteiros participaram da competição que acontece desde 2019. Os chefs sorveteiros foram julgados em vários critérios, como competência técnica, qualidade e combinação de ingredientes e sabor.
Os gelatos brasileiros
Eleita a melhor sorveteria do Brasil em 2014 pelo site de viagens TripAdvisor, a Sorveteria Cairu, comandada por Armando Jose Laiun Filho, oferece uma variedade de sabores e combinações criativas entre eles. Se for até lá, não deixe de saborear o sorvete da Cairu.
Já a San Lorenzo Gelateria, no Morumbi, na zona sul da capital paulista, serve mais de 50 sabores, entre eles o San Lorenzo, premiado no Gelato Festival Challenge. A iguaria elaborada por Brenno Floriano leva ricota, variegato de mel com alecrim e finalizado com pinholes.
- Marco Venturino – I giardini di Marzo (Varazze , Itália)
- Adam Fazekas – Fazekas Cukraszda (Budapeste, Hungria)
- Giovanna Bonazzi – La Parona del Gelato (Parona, Itália)
- Savannah G. Lee – Savannah’s Kitchen (San Francisco, EUA)
- Massimiliano Scotti – VeroLatte (Vigevano, Itália)
- Maurizio Melani – Veneta Gelato Italiano (Valência, Espanha)
- Fabio Forghieri – Gelateria dei Principi (Correggio, Itália)
- Carlo Guerriero – La Cremeria Gelato Italiano (Cadiz, Espanha)
- Paolo Pomposi – Gelateria Pasticceria Badiani (Firenze, Itália)
- Leonardo La Porta – Gelateria Miretti (Torino, Itália)