Menor praia do mundo está em São Paulo e pode entrar no Guinness Book

A menor praia do mundo em São Paulo está na Ilha Selinha em Ubatuba

08/08/2024 12:01

O litoral de São Paulo é famoso por suas praias deslumbrantes, mas o que poucos sabem é que ele também abriga um verdadeiro tesouro: a menor praia do mundo. Localizada a cerca de 2 km da costa de Ubatuba, a Ilha da Selinha, também conhecida como Ilha Rachada, pode em breve ganhar o reconhecimento oficial do Guinness Book, o renomado Livro dos Recordes.

Menor praia do mundo está em São Paulo e pode entrar no Guinness Book
Menor praia do mundo está em São Paulo e pode entrar no Guinness Book - Ilha tem apenas uma pequena faixa de areia / Reprodução/ YouTube Caminhos do SUP

Com apenas 40 metros de extensão e menos de 5 metros de largura, essa pequena faixa de areia está espremida entre duas porções da ilha, garantindo seu lugar como a menor praia do planeta.

Embora esteja no radar de passeios turísticos, o acesso à praia é restrito, preservando sua natureza intocada.

O local é rodeado por formações rochosas e conta com uma vegetação típica da Mata Atlântica, o que realça ainda mais sua beleza singular. Sem qualquer construção humana, a ilha é um refúgio selvagem.

Porém, o título de menor praia do mundo está em disputa. A Praia de Gulpiyuri, nas Astúrias, Espanha, também é candidata ao recorde, com uma extensão de 50 metros.

Praia de Gulpiyuri, nas Astúrias, Espanha, também é candidata ao recorde, com uma extensão de 50 metros.
Praia de Gulpiyuri, nas Astúrias, Espanha, também é candidata ao recorde, com uma extensão de 50 metros. - Istock/Juan Ignacio Rodríguez Moronta

Especialistas afirmam que essas praias surgem devido à ação erosiva do mar, que ao longo do tempo esculpe novas faixas de areia em meio às rochas.

A prefeitura de Ubatuba está empenhada em assegurar que a Ilha Selinha seja reconhecida no Guinness, o que colocaria o litoral paulista ainda mais em evidência no cenário internacional.

Mesmo sem o título oficial, a Ilha Selinha já se destaca como um destino intrigante e vale a pena ser contemplada, mesmo que de longe.