Mercosul deve anunciar fim do roaming internacional esta semana
Caso se confirme, a medida ainda precisará ser aprovada pelos Congressos dos respectivos países
Uma boa notícia para quem adora viajar e publicar fotos nas redes sociais. Os países integrantes do Mercosul devem anunciar nesta quarta-feira, 17, fim da cobrança do roaming internacional entre países do bloco.
O anúncio deverá ser feito em conjunto pelos presidentes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai durante a reunião do bloco na cidade argentina de Santa Fé. Caso se confirme, a medida ainda precisará ser aprovada pelos Congressos dos respectivos países para entrar em vigor.
Segundo o jornal argentino La Nación, a ideal inicial era implementar de forma “progressiva” a eliminação da cobrança de roaming, mas, no fim, optou-se por encerrá-la imediatamente após acordo com as empresas de telefonia.
- Destinos para ver neve, quando for possível viajar
- Patagônia chilena: 5 motivos para viajar pela Carretera Austral
- Jujuy, um paraíso entre montanhas coloridas no norte da Argentina
- 7 excelentes motivos para visitar o Chile
O objetivo do Mercosul é seguir as regras da União Europeia (UE), que eliminou com a cobrança de roaming internacional em junho de 2017. Com isto, o usuário vai pagar os mesmos preços adotados pela operadora que é cliente independentemente de onde estiver, nos serviços de internet móvel, torpedo SMS e ligações telefônicas.
Brasil e Chile, que não integra o Mercosul, já tinham firmado um acordo em dezembro de 2018 para o fim da cobrança de roaming, mas a mudança ainda não entrou em vigor.