Últimas notícias:

Loading...

Metrô de Estocolmo abriga a maior exposição de arte do mundo

Por: Redação

Uma viagem inesquecível, com 110 quilômetros de comprimento e de muitas belezas estéticas: o Metrô de Estocolmo, na Suécia, já pode ser considerado a maior exposição de arte do mundo. Quem estiver a passeio ou trabalho pela cidade, pode se maravilhar com as obras de arte espalhadas por toda a estrutura do local, que expõe desde artes pioneiras nos anos 50 até as mais modernas e pós-modernas formas e fundos de hoje.

Das cem estações de metrô de Estocolmo, mais de 90 já foram decoradas com belíssimas esculturas, mosaicos, pinturas, instalações, gravuras e relevos, por mais de 150 artistas. É uma quantidade impressionante de obras de arte, tendências, cores, formatos, texturas, padrões. Para quem percebe a arte com olhos atentos, um verdadeiro deleite.

Entre as regiões de Slussen e Hokarangen, surgiu a primeira linha de metrô, em 1933, mas foi a partir de 1950 que as obras de arte começaram a ser instaladas no local, dos artistas Vera Nilsson e Siri Derkert.

Na década de 60, começaram as tendências da modernidade, com revestimentos de concreto (entre 7 e oito centímetros). Durante o decorrer dos anos 70, o concreto foi tomando um novo formato, pela ação da umidade, gerando o belíssimo efeito de rochas expostas, como se não houvesse revestimento.

Inspire-se com as imagens abaixo para preencher o seu dia de arte e criatividade!

Via Portobello

Compartilhe: