México: quem balança é você com as belezas da Riviera Nayarit
México, um mundo em si. É assim que os mexicanos caracterizam seu país. E, no litoral banhado pelas águas quentes do Pacífico, encontramos a equação perfeita que define uma boa parte dessa verdade: praias + gastronomia = Nayarit e seu cardápio de praias.
São quase oito mil quilômetros de São Paulo a Riviera Nayarit. Mas afinidades encurtam distâncias. Nayarit é regida pela hospitalidade, gastronomia especial e praias banhadas por um oceano turquesa. Em sua essência, Nayarit é puro prazer, e nos convidou a desvendá-la aos poucos e brindar cada nova descoberta.
Assim, prazerosamente seguimos pela estrada parando a todo instante para curtir as praias pequenas e aconchegantes, as entesouradas entre montanhas, até aquelas que se sobressaem por sua extensão e deixaram nosso pensamento vagando no horizonte. Mas, no caminho nosso olhar também se rendeu ao encanto dos povoados pesqueiros com barcos coloridos sobrevoados por bandos de pelicanos e de gaivotas.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Cada praia tem uma singularidade. A ‘Flamingo’, por exemplo, reúne elegantes resorts. Por sua vez a ‘Bucerias’ pertence a galera mais jovem que curte o banho de mar ao lado de quiosques que oferecem petiscos gastronômicos e drinques aromáticos.
Na mesma pegada de Bucerias, encontramos a hippie ‘Sayulit’, lotada de lojinhas de artesanato local, de restaurantes e hostels. Para os que desejam mais sossego, ali pertinho fica a prístina Lo de Marco.
Agora se a proposta for entrar na onda mesmo de Nayarit, as praias escolhidas pelos surfistas recaem em ‘La Lancha’ e a ‘Las Islitas’, que dizem ter a onda mais larga do mundo, com um quilômetro de extensão. E, o melhor é que em toda elas, dependendo da época do ano, podem-se observar baleias e golfinhos.
Para os que gostam de natureza aliada a uma avifauna privilegiada, então a temperatura é radical nas ‘Ilhas Marietas’, também conhecidas como Pequenas Galápagos. A comparação é inevitável, porque a sensação de isolamento e belezas naturais reúnem paisagens marítimas únicas. Dentre elas a mais espetacular de toda Riviera Nayarit: a ‘Playa de Amor’, também chamada de “Escondida’.
Dada sua importância as ilhas foram declaradas como Parque Nacional das Ilhas Marietas.
Quer algo tão arrebatador quanto as praias? A gastronomia de Nayarit a base de peixes, lagostas e camarões. O convite é conhecer um restaurante estrelado, ou mesmo um quiosque de praia e se deliciar com essa culinária, regida por sua majestade a pimenta. Ela perfuma, realça sabores, e também dá um toque de personalidade aos pratos mexicanos.
Então, arregace as mangas e descubra Nayarit.
Onde ficar
Imanta Hotel- L, Higuera Blanca, Bahia de Banderas (www.imantaresorts.com)
Four Seasons Resort – www.fourseasons.com, Punta Mita – Bahia de Banderas. Uma dica primorosa: Escolha as suítes Sol. Lá você saberá o porquê
Hotel Garza Canela, em San Blas (www.garzacanela.com)
Grand Velas Riviera Nayarit (www.grandvelas.com)
Onde comer
Restaurante El Delfin, em San Blas (www.garzacanela.com) – Um banquete de sensações reserva esse restaurante da chefe Betty Vasquez. O resultado de sua culinária se resume em uma só palavra: supimpa
Artesanato em Sayulita: Revolucion del Sueño (www.revoluciondelsueno.com
Mais informação: www.rivieranayarit.com