MG vai ganhar maior santuário de Santa Rita do mundo
Complexo na cidade de Cássia terá uma réplica da casa onde morou a santa italiana
O maior santuário do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia será inaugurado neste fim de semana no sudoeste de Minas Gerais. São esperados cerca de 100 mil fiéis nos três dias de festa.
O templo religioso na cidade de Cássia ocupa uma área de 180 mil m², sendo 100 mil de edificação. O complexo abriga um Centro Comercial, a Casa para o Clero, um Velário e uma réplica da casa da santa italiana das causas impossíveis, protetora das viúvas e santa das rosas.
Com capacidade para até cinco mil pessoas sentadas, duas mil em pé, conta com sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros.
Com quase 18 mil habitantes, a cidade de Cássia atrai, todos os anos, multidões de romeiros na tradicional festa da padroeira, realizada no dia 22 de maio.
Nos dois últimos dois anos, em razão da pandemia, o município foi obrigado a proibir a entrada de fiéis e a igreja dedicada à santa italiana permaneceu fechada.
História de Santa Rita de Cássia
Rita nasceu em 22 de maio de 1381, em Roccaporena, perto de Cássia, na Itália. Sua família era religiosa e ela queria seguir esse caminho. Mas, como era costume da época, seus pais desejavam que ela se casasse, e ela, em obediência aos pais, recebeu como marido Paolo Ferdinando. No começo, ele parecia ser uma boa pessoa, mas, com o tempo, aquele homem passou a ser infiel e beber demais, além de arrumar muitas confusões com as pessoas.
Rita usou de sua fé e sempre rezou para sua conversão e ele, no fim, se tornou um bom homem. Porém, infelizmente, seu marido acabou assassinado. Seus dois filhos, ainda jovens, acabaram seguindo os maus exemplos do pai e, com a sua morte, juraram vingança.
A religiosa sabia que eles cometeriam um grande pecado, então, suplicou a Deus que os salvasse. Algum tempo depois, os dois ficaram doentes e, antes que morressem, Rita os ajudou a se converterem, recebendo o perdão e a piedade de Deus. Eles ouviram o conselho da mãe e conseguiram perdoar o assassino do pai e, assim, morreram em paz.
Após esses fatos, Rita entrou em um convento, onde as superioras duvidavam de sua vocação por ela ter sido casada e ter tido filhos. Então, mandaram-na regar um pedaço de madeira seca do jardim por um ano. Ela obedeceu, sempre com fé e amor. E assim, um milagre aconteceu: o galho se transformou em uma videira que dá uvas até hoje!.