Milhas em cada compra do seu dia a dia: até o pet entra no jogo! Saiba como
Descubra formas inesperadas de acumular milhas sem depender do cartão de crédito
Acumular milhas se tornou uma prática comum entre viajantes e consumidores que estão em busca de descontos e benefícios adicionais em suas compras diárias. Porém, muitas pessoas ainda acreditam que o cartão de crédito é a maneira mais eficaz para juntá-las.
Essa não só não é a única forma de acúmulo, como também é uma das mais lentas, comparada a outras estratégias.
De acordo com Rodrigo Góes, fundador do “Fábrica de Milhas” – maior curso do setor no Brasil, em entrevista exclusiva para a Catraca Livre, os cartões podem ser uma ferramenta útil quando combinados com práticas mais eficazes, maximizando ainda mais os ganhos em compras específicas.
- TAAG tem passagens com descontos de até 50%
- 5 truques para comprar passagens aéreas baratas na Black Friday
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 40%
- Quer economizar em viagem de verão? Conheça 3 lugares baratos no Nordeste
Com a ajuda do especialista, que já acumulou mais de 95 milhões de milhas e conheceu 43 países usando apenas milhas aéreas, elencamos cinco métodos que podem acelerar significativamente esse processo e ser o pontapé para quem sonha em conhecer diferentes destinos pelo mundo e o melhor, gastando pouco.
5 formas inusitadas de acumular milhas e viajar muito
1. Aplicativos de Serviços
Aplicativos como a Uber tornaram-se parceiros estratégicos no acúmulo de milhas. Hoje, há diversas ofertas e oportunidades integrando esses apps com programas de fidelidade, ampliando significativamente o potencial de ganho. Por exemplo, cada corrida realizada pode render pontos que são convertidos em milhas, acelerando o processo de acumulação.
“Se você usa Uber com frequência ou faz compras pelo aplicativo, essa estratégia pode ser bastante vantajosa. A Smiles, programa de milhas da Gol, possui uma parceria com o app de transporte, permitindo que os usuários resgatem vouchers e acumulem de três a cinco milhas por real gasto”, explica Rodrigo Góes, que é soteropolitano, formado em Engenharia Mecânica e mergulhou no mundo das milhas em 2011, quando, apaixonado por viagens, viu nesse mercado uma possibilidade de conhecer novos lugares de forma mais barata e passou a se dedicar aos estudos sobre o assunto.
2. Abastecendo
Muitos não sabem, mas abastecer o carro ou a moto é uma alternativa bastante eficaz. Redes de postos de combustíveis contam com programas de fidelidade e, com isso, os pontos acumulados podem ser convertidos em milhas. Para quem utiliza o carro regularmente, essa é, com certeza, uma ótima oportunidade.
“O combustível está caro, mas há soluções. A maioria dos postos das principais bandeiras oferecem programas de fidelidade. Através dos aplicativos desses serviços, além de acumular mais milhas, você pode receber cupons que reduzem o valor do abastecimento. Um exemplo é o ‘KMV’ dos postos Ipiranga, onde, ao abastecer, você acumula pontos que podem ser convertidos em milhas tanto no Latam Pass quanto para o Azul Fidelidade”, explica o especialista em milhas.
3. Compras do mês
Poucas pessoas têm ideia de que as compras do mês podem ser uma grande fonte de acúmulo. Redes de supermercados também firmam parcerias com programas de fidelidade de bancos ou companhias aéreas, o que permite que os consumidores acumulem pontos e os transformem em milhas com suas compras.
“Atualmente, muitas lojas têm parcerias com programas de fidelidade de bancos e companhias aéreas, permitindo que os clientes acumulem milhas em suas compras diárias. Entre os exemplos estão Extra, Casas Bahia, Magazine Luiza e Ponto. Assim, é possível acumular milhas com gastos que já fazem parte da sua rotina”, afirma Rodrigo Goés que sem grandes pretensões, começou a dar dicas a familiares e amigos de maneira informal e hoje, está à frente da “Fábrica de Milhas”, curso com mais de 90 mil alunos espalhados por 47 países.
4. Pagamento de contas
As contas fixas, como água, luz, internet e até mensalidades escolares, são despesas inevitáveis no orçamento familiar. Mas, ao pagá-las com cartões de crédito ou por meio de métodos de pagamento que oferecem pontos, é possível acumular milhas. Muitos programas de milhagem permitem que gastos recorrentes sejam convertidos, tornando essa estratégia uma alternativa interessante.
“Não maximizamos o acúmulo de milhas ao pagar contas de forma tradicional, como no débito automático. Há aplicativos que permitem o pagamento de despesas, possibilitando o acúmulo de pontos. Esses pontos e milhas podem proporcionar experiências, viagens ou até mesmo serem vendidos como uma fonte de renda extra”, concluiu.
5. Acumule milhas com os cuidados com os Pets
Mesmo sem cartão de crédito, é possível acumular milhas com gastos do seu animal de estimação. Nesse meio, existem muitas empresas que têm parcerias com programas de fidelidade de companhias aéreas e bancos. Logo, quando você realiza a compra de alguma ração, brinquedo ou até mesmo um seguro para o seu pet, é possível potencializar o acúmulo.
“Diversas empresas de pet shop têm parcerias com programas de fidelidade de companhias aéreas e bancos, como a Livelo. Ao comprar ração, brinquedos e até seguros, é possível acumular pontos e milhas, mesmo sem cartões de crédito”, finalizou.