Millenials escolhem viagem pela gastronomia, diz pesquisa
Paris é melhor destino do mundo para comer
Para a maioria dos millenials brasileiros, a gastronomia é o fator mais importante na hora de escolher um destino para viajar. Já lugares para compras figuram entre os menos importantes, é o que revela levantamento feito pelo site Hoteis.com.
De acordo com pesquisa Taste Travels, 62% dos turistas brasileiros dessa faixa etária fazem a escolha com base na culinária local. Os destinos com praias (56%) e espaços culturais (21%) aparecem na sequência.
Os millenials brasileiros também preferem experiências gastronômicas em restaurantes premiados (32%) à comida de rua (13%) em suas viagens.
As experiências culinárias estão tão em alta, que 74% dos turistas as apontam como a principais lembranças de férias passadas, superando atividades mais radicais (18%), e até mesmo companheiros de viagem (13%).
Entre os melhores destinos do mundo para comer, Paris (27%), Tóquio (23%) e Roma (22%) lideram a lista.
Redes sociais
A paixão pela comida está acima até dos amigos. Na hora de compartilhar suas experiências, 81% dos entrevistados admitem que preferem postar fotos de lindo pratos do que de seus próprios amigos (22%) no Instagram.
A pizza (54%) é a opção preferida dos millenials para fotos nas redes sociais, seguido por sobremesas como donuts e milkshakes diferentes (22%), e hambúrgueres e cervejas (29%).
O levantamento foi realizado com 9 mil pessoas nascidas após 1980, em 29 países.
Comida em arte
O renomado artista britânico Carl Warner recriou os três destinos gastronômicos favoritos dos millenias com as iguarias locais.
Os mercados parisienses e a Torre Eiffel, por exemplo, são construídos com chocolate e queijo azul. O Panteão e uma rua de paralelepípedos em Roma são retratadas com macarrão, presunto de parma e queijo parmesão. Já um sereno jardim zen e uma cerimônia do chá são imaginados por Carl Warner com maki rolls, gengibre e cogumelos shiitake com vista para o monte Fuji, em sua homenagem a Tóquio.