Minas Gerais ganha nova rota cicloturística de 120 km
A Rota Turística Humaitá de Minas, na zona rural de Juiz de Fora, é dividida em cinco trechos
Minas Gerais vai ganhar mais uma rota cicloturística. Com percurso de 120 km, a Rota Turística Humaitá de Minas, na zona rural de Juiz de Fora, será inaugurada no dia 10 de março.
Para que o turista conheça todos os atrativos da região, a Rota Turística Humaitá de Minas é dividida em cinco trechos: Serra da Saudade, Raízes da Mineiridade, Raízes da Terra, Raízes da Igrejinha e Vale do Rio do Peixe. As informações sobre os passeios estão disponíveis no site e no Instagram.
Na região, os turistas poderão encontraram ciclorrotas de média dificuldade, passear pelas colinas do Pico Cabeça de Formiga, se refrescar em cachoeiras, conhecer a charmosa Capela de Humaitá, localizada a 980 metros de altitude, e ver de perto o gigante jequitibá amarelo.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
A nova rota cicloturística
A nova rota mineira é fruto da parceria entre Sebrae Minas e Nexa, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Juiz de Fora, que teve início em 2021. O objetivo é desenvolver o cicloturismo no destino, atraindo um fluxo maior de turistas para estimular a geração de emprego e renda.
“Queremos potencializar o ecoturismo, o turismo de aventura e rural, qualificando produtos e serviços locais e incentivando a procura por destinos que estão fora do circuito tradicional e inserindo a Zona da Mata mineira no mapa das rotas cicloturísticas do país”, diz Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Gastronomia mineira
Os visitantes também terão a oportunidade de saborear o famoso queijo frescal, doces caseiros e quitandas produzidas na região, além da típica comida mineira feita no fogão à lenha.
Há ainda a Barraca da Honestidade, um pequeno comércio de queijos, ovos, verduras, frutas, legumes e outros produtos artesanais localizado às margens da estrada do distrito de Humaitá. No local, há um painel com os preços dos produtos.
O próprio cliente escolhe os itens que deseja levar e deixa o dinheiro trocado em uma caixa de madeira. Tudo é vendido na base da confiança, já que não há a presença do vendedor nem câmeras de monitoramento.
Conheça mais sobre os trechos da rota
Raízes da Mineiridade
Distância: 29,7 km
Dificuldade física: média
Atrativos: Padaria do Bred, Parilla Bela Vista, Cantinho da Cachoeira, Paraíso da Roça, Queijo Humaitá de Minas, Praça de Humaitá, árvore gigante, Fazenda Reserva Produtos Orgânicos e Quiosque Peters.
Vale do Rio do Peixe
Distância: 60 km
Dificuldade física: alta
Atrativos: Agroshow, Barraca da Honestidade, Capela de Humaitá, árvore gigante, Empório Café na Estrada e Queijo Humaitá de Minas.
Raízes da Terra
Distância: 33,6 km
Dificuldade física: alta
Atrativo: Rancho Canabrava, Cachoeiras Restaurante, Empório Café na Estrada e árvore gigante.
Raízes da Igrejinha
Distância: 38,7 km
Dificuldade física: média
Atrativos: Agroshow, Barraca da Honestidade, Capela de Humaitá e árvore gigante.
Serra da Saudade
Distância: 60 km
Dificuldade física: média
Atrativos: Rancho Canabrava, Cachoeiras Restaurante, Empório Café na Estrada, árvore gigante e Queijo Humaitá de Minas.