Mônaco tem museu inovador

Por Heitor e Silvia Real

Em parceria com Viramundo e Mundovirado
23/04/2018 18:12 / Atualizado em 05/05/2020 10:21

Localizado diante do mar cobalto, o Novo Museu Nacional de Mônaco convida os viajantes para um mergulho camaleônico em espaço multiforme. Fruto de reflexão e questionamentos da equipe de curadores, o NMNM busca renovar a visão que o público tem de um museu, e como esse espaço deve ser vibrante e se encaixar no mundo atual.

Fachada do Novo Museu Nacional de Mônaco
Fachada do Novo Museu Nacional de Mônaco

As exposições e mostras ocupam todas as salas e espaços de um palacete, a Villa Paloma, construída por volta de 1913 pelo milionário americano Edward Dickerson. Ele a apelidou de Vila-Coquete pelos detalhes de seus mosaicos, colunas e vitrais. Em 2008 foi adquirida pelo Estado de Mônaco para ser o NMNM.

Sempre com mostras que suscitam grande interesse do público, exposições curiosas como a instalação de velhos tênis utilizados como suportes para plantas, ateliers educativos para jovens, workshops, horticultura, e atividades em família. No Jardim Exotique fica a instalação permanente de Jean-Pascal Flavin, a “Casa Dobrável”, definida como algo entre arquitetura e escultura.

Sala Hercule Florence
Sala Hercule Florence

Também há uma sala dedicada ao inventor e desenhista Hercule Florence que é de muito interesse para os brasileiros. Aventureiro, aos 16 anos ele deixou Mônaco em um navio, e ao chegar no Rio de Janeiro, em 1824, fica sabendo que o cientista alemão von Langsdorff precisava de um desenhista para uma expedição à Amazônia. É contratado no ato. Devemos a Florence a documentação precisa dos índios, da nossa natureza, fauna e flora.

Obra “A Sereia”, do pintor brasileiro Alfredo Volpi
Obra “A Sereia”, do pintor brasileiro Alfredo Volpi

E agora, até 20 de maio mais uma surpresa que nos envaidece: uma exposição “A Poética da Cor”, com 70 quadros do pintor brasileiro Alfredo Volpi. Mais conhecido por suas bandeirinhas festivas e fachadas singelas das casas do bairro do Cambuci, onde viveu e começou a vida como pintor de paredes das casas nobres paulistas. Volpi hoje é reconhecido como uma das nossas maiores expressões do modernismo.

Até 20 de maio, museu abriga  a exposição “A Poética da Cor”, com 70 quadros do pintor brasileiro Alfredo Volpi
Até 20 de maio, museu abriga  a exposição “A Poética da Cor”, com 70 quadros do pintor brasileiro Alfredo Volpi

Aproveite para conhecer Mônaco na primavera, uma estação privilegiada na Europa e apreciar os quadros de Volpi.

Nouveau Musée National de Mônaco – NMNM
Onde: Villa Paloma 56, Boulevard du Jardin Exotique
Horário: todos os dias das 10h às 18h
Quanto: € 6
Informações: www.nmnm.mc