Montevidéu recebe polêmica exposição de cadáveres dissecados
Montevidéu vai receber no fim desse mês a polêmica a exposição de cadáveres dissecados Body Worlds. A mostra, que já passou por 115 cidades do mundo, foi visitada por aproximadamente 45 milhões de pessoas que se dividiram entre a admiração e o repudio às obras.
Ao todo serão exibidos 150 plastinações originais –procedimento de preservação da matéria biológica.
Além de corpos humanos inteiros, preservados sob a técnica de substituição do líquido natural e lipídios por resinas e materiais rígidos, um fêmur humano cortado longitudinalmente, um coração, rins, pulmões pretos de tabaco e um cérebro ligado a medula espinhal, são um dos exemplares expostos aos curiosos de plantão.
- Visitante terá que passar entre casal nu em exposição em Londres
- Montevidéu: o que ver, comer e beber
- Videoarte Ibero-America é destaque em mostra gratuita no Cinusp
A técnica desenvolvida pelo alemão Gunther Von Hagens, levanta muita polêmica. Alguns dizem que o trabalho de modelagem com base em cadáveres é uma verdadeira contribuição para a arte e a ciência. Enquanto outros condenam a nova técnica de mumificação, colocando em debate a ética, estética e o comercial.
Na Venezuela, em 2009, o presidente Hugo Chávez censurou e proibiu a exibição da mostra. Na mesma época, um tribunal de Paris vetou a exposição sob o argumento de inaceitável.
A intervenção busca conscientizar os visitantes da importância em debater esse tema, ainda que polêmico, como parte do respeito ao livre arbítrio de cada um incluso dentro do universo da arte. A capital uruguaia dá um banho de cultura, civilidade e ciência. Assunto mais que interessante para quem estiver por lá.
Body Worlds Vital
Onde: Centro de Exposiciones Patio Rambla, rambla República del Perú e Luis Alberto de Herrera
Quando: de 27 de outubro até 27 de dezembro
Horários: todos os dias das 10h às 18h