Motivos para olhar para o céu do Atacama nos próximos meses

Região no norte do Chile é um dos melhores lugares do mundo para observação do céu

Considerado um dos melhores lugares do mundo para observação do céu, o Atacama, no norte do Chile, é destino certo para aficionados por astronomia. Não, por acaso, a região concentra mais de uma dezena de observatórios internacionais.

Durante todo o ano de 2023 a região do deserto do Atacama será palco de diversos eventos astronômicos.

Telescópios do Projeto ALMA, no deserto do Atacama, no norte do Chile
Créditos: Babak Tafreshi – European Southern Observatory/Flickr-Creative Commons
Telescópios do Projeto ALMA, no deserto do Atacama, no norte do Chile

O primeiro ocorre no dia 11 de abril, quando será possível contemplar a Lua Cheia Rosa, que marca a chegada da primavera. Ainda no mês de abril, nos dias 22 e 23 haverá uma chuva de meteoros.

Um espetáculo que consegue ser melhor visto no meio do deserto e promete encantar todos que estiveram por lá. O fenômeno será desencadeado pelas trilhas deixadas pelo cometa Thatcher.

O início de maio, por sua vez, será marcado pela conjunção da Lua com Júpiter, que ocorrerá entre os dias 6 e 7.

O Atacama é um dos melhores lugares do mundo para observação do céu
Créditos: Divulgação/ESO
O Atacama é um dos melhores lugares do mundo para observação do céu

Já entre 11 e 12 haverá uma nova chuva de meteoros, dessa vez gerada pelos detritos do cometa Halley. Haverá ainda a oportunidade ver este fenômeno em 12 e 13 de agosto, 21 e 22 de outubro e 17 de novembro.

O solstício de inverno, que tem o dia mais curto e a noite mais longa do ano, ocorrerá em 21 de junho. Nos meses seguintes, quem for à região poderá observar duas chuvas de meteoros (com ápices entre 12 e 13 de agosto e 21 e 22 de outubro) e um eclipse solar anular (14 de outubro).

A região do deserto do Atacama tem paisagens surreais
Créditos: sara_winter/Istock
A região do deserto do Atacama tem paisagens surreais

Em 3 de novembro, Vênus e Júpiter irão se aproximar e ficarão visíveis no céu noturno do Atacama. Já no dia 17, será possível contemplar a chuva de meteoros Leonidas, que deve contar com rastros rápidos e brilhantes.

No último mês do ano, a grande atração da região será uma chuva com até 120 meteoros por hora. A previsão é de que seu pico ocorra entre 13 e 14 de dezembro.

Passeios pelo Atacama

Localizado em San Pedro de Atacama, a 1h15 do aeroporto de Calama, o hotel Tierra Atacama é ideal para contemplar os fenômenos do universo.

O hotel Tierra Atacama é ideal para contemplar os fenômenos do céu
Créditos: Divulgação
O hotel Tierra Atacama é ideal para contemplar os fenômenos do céu

O hotel  possui um observatório e oferece passeios noturnos aos hóspedes para apreciar o céu do Atacama. O resort também oferece passeios a alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos da região, como Géiseres del Tati e Piedras Rojas.

No entanto, o complexo não realiza visitas ao observatório em dias de lua cheia. Isso porque o brilho do satélite pode atrapalhar a visualização dos fenômenos astronômicos.

Agora, se o objetivo é visualizar a lua em todo seu esplendor, então, não perca a oportunidade. Quem pretende se hospedar por três noites ou mais pode aproveitar um desconto de 25%. O benefício é válido para reservas feitas até 0h de 15 de abril. A viagem, por sua vez, pode ser realizada até 30 de setembro deste ano.