MSC Seaview abre temporada de cruzeiros no Brasil

A temporada de cruzeiros se inicia com a projeção de atrair mais de 800 mil turistas até abril de 2025

08/11/2024 19:45

A chegada do MSC Seaview ao Porto de Santos, na Baixada Santista, na manhã desta sexta-feira, 8, marca início da temporada de cruzeiros 2024/2025 no Brasil. O navio, com capacidade para mais de 5 mil passageiros e 1,4 mil tripulantes, partirá neste sábado para a primeira viagem da temporada.

A temporada terá mais de 170 dias de duração, com oferta de 862 mil leitos nos nove navios que percorrerão a costa brasileira regulamente até 20 de abril de 2025. Para esse período, mais de 200 roteiros foram confirmados em 18 destinos diferentes.

A MSC Cruzeiros trará novamente o Grandiosa, maior navio de passageiros a navegar no Brasil
A MSC Cruzeiros trará novamente o Grandiosa, maior navio de passageiros a navegar no Brasil - Divulgação/MSC Cruzeiros

A temporada de cruzeiros se inicia com a projeção de atrair mais de 800 mil de turistas. Segundo Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), a expectativa é de superar os resultados da última temporada, que injetou R$ 5,2 bilhões na economia nacional e gerou 80 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.

Somente o Porto de Santos receberá 152 escalas de navios de passageiros, sendo sete deles de cabotagem.

MSC Cruzeiros

Para celebrar a ocasião, a companhia realizou uma cerimônia oficial a bordo do navio MSC Seaview, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do diretor geral da empresa no Brasil, Adrian Ursilli,  da secretária executiva da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, Luciane Leite, entre outras autoridades.

“A MSC Cruzeiros trará a maior frota de navios ao Brasil novamente. Teremos seis navios visitando o país nessa temporada. Serão mais de 200 mil cabines oferecidas na América do Sul para os turistas poderem conhecer as maravilhas do nosso país”, disse Ursilli.

O ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) durante cerimônia de abertura da temporada de cruzeiros em Santos
O ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) durante cerimônia de abertura da temporada de cruzeiros em Santos - Divulgação/MSC Cruzeiros

O diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil apontou ainda que “os números da temporada representam um grande impacto econômico para o país, gerando empregos, receita e, sobretudo, difundindo a cultura brasileira, os destinos, promovendo trabalho e emprego em todo o Brasil e gerando renda para toda a cadeia do turismo.

Além do Seaview, a MSC Cruzeiros terá outros cinco navios com roteiros exclusivos pela costa brasileira na temporada –MSC Splendida, MSC Orchestra, MSC Armonia e o MSC Grandiosa — maior navio de passageiros a navegar pelo Brasil.

Área da piscina do MSC Seaview, primeiro navio de passageiros a chegar no Brasil para a temporada 2024/2025
Área da piscina do MSC Seaview, primeiro navio de passageiros a chegar no Brasil para a temporada 2024/2025 - Márcio Diniz/Catraca Livre

A armadora também terá o MSC Poesia, que partirá da Argentina com roteiros pelo litoral brasileiro, e o MSC Magnifica, que passará pelo Brasil em sua viagem de volta ao mundo. 

A companhia contará com uma oferta de 210 mil cabines e serão realizados 126 cruzeiros com embarque em seis portos brasileiros: Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Itajaí e Paranaguá, com roteiros por diversas cidades do país e da Argentina e Uruguai.

Navios de longo curso

A atual temporada evidencia o Brasil como rota de importantes companhias marítimas internacionais. Serão mais de 30 navios de longo curso, que farão paradas em mais de 40 cidades localizadas em estados como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio Grande do Sul, ampliando o alcance do impacto do segmento no país.

“A indústria de cruzeiros está trabalhando para manter sua curva de crescimento no país e na América do Sul e continuar impactando positivamente toda a cadeia do turismo, que abrange desde o comércio local até serviços de transporte, hotelaria e passeios turísticos nas cidades de embarque, desembarque e escala”, diz Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

*O jornalista viajou a convite da MSC Cruzeiros