Museu a céu aberto preserva história do Vale do Café no interior do RJ

16/06/2016 13:18 / Atualizado em 07/05/2020 03:26

Imagine uma cidade colonial tombada pelo SPHAN (uma das primeiras no Brasil) em 1939 e destombada e demolida no ano seguinte pelo governo Vargas para a ampliação de uma represa a fim de garantir o abastecimento de água do Rio de Janeiro que sofria uma crise de abastecimento na época? Agora, imagine as ruínas dessa antiga cidade no interior do Estado sendo escavadas e se transformando em um parque incrível e muito original?

Assim é o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, no município de Rio Claro , que completa cinco anos de atividades no próximo dia 23.

Patrocinado pela Light e pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e gerido pelo Instituto Cultural Cidade Viva, o parque promoveu, desde a sua inauguração em 2011, mais de 40 eventos culturais. No mês do seu aniversário, vai contabilizar 50 mil visitantes, entre eles mais de 15 mil estudantes de escolas públicas, que visitaram o parque dentro de um programa educativo estruturado.

Uma experiência para todos os sentidos

Todos os visitantes dispõem de conforto e segurança para desfrutar em paz de uma verdadeira experiência multissensorial. Durante um passeio pelo Parque, o frequentador pode apreciar as deslumbrantes paisagens que mesclam as belezas da Mata Atlântica e de Ribeirão das Lajes, ouvir o canto e observar os pássaros, abundantes na área perto da represa, e ainda degustar no Quiosque São João Marcos quitutes resgatados de livros de receitas de antigos moradores. Uma festa para os sentidos.

Estão à disposição dos frequentadores um Centro de Memória, guias turísticos, anfiteatro, salas multimídia e de exposições e um campo de futebol em homenagem aos craques do Marcossense Futebol Clube, time considerado imbatível na lembrança dos antigos torcedores.

Há ainda o Espaço Obra Escola, onde, por meio de painéis ilustrativos em formato de histórias em quadrinhos, as crianças são apresentadas ao mundo da arqueologia de maneira lúdica, horta orgânica, na qual alunos cultivam e colhem alimentos livres de agrotóxicos, loja de souvenir, viveiro, estacionamento e banheiros com acessibilidade.

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Onde: Estrada RJ-149 (Rio Claro – Mangaratiba), km 20, Rio Claro (RJ). Tel.: (21) 2233-3690
Quanto: Catraca livre
Como chegar: veja aqui o mapa
Horário: De quarta a sexta-feira, das 10h às 16h. Sábado e domingo, das 9h às 17h
Internet:
www.saojoaomarcos.com.br