Museu de Pérgamo: o museu 3 em 1 de Berlim

A dica da semana da eurotrip é um dos cinco museus na famosa “Ilha dos Museus”, em Berlim, Alemanha. O Museu de Pérgamo (Pergamon Museum, em inglês) é uma das atrações mais populares da capital alemã, mundialmente famosa por seu magnífico acervo arqueológico.

O seu projeto foi desenhado por Alfred Messel e Ludwig Hoffmen, que se inspiraram no Altar de Pérgamo. A sua construção demorou cerca de vinte anos, com início em 1910, terminando em 1930. Reserve no mínimo, duas horas do seu tempo para visitar o museu, pois ele é enorme, tem um acervo riquíssimo com muitas peças expostas e você pode solicitar um áudio guia sem acréscimo.

Atualmente, este magnífico museu está organizado em três partes:

1- Coleção de Antiguidades Clássicas

Coleção da antiguidade grega e romana, onde destacam-se o fabuloso Altar de Pérgamo e as Portas do Mercado de Mileto.

O Altar de Pérgamo (do século 2 a.C.) é considerada uma obra-prima helenística, tem um friso que representa uma batalha entre os Deuses e os Gigantes, mas não consegui conferir essa estrutura (de 35,64 metros de largura e 33,4 metros de profundidade), pois parte do museu está fechada para reforma e ampliação. A principal obra, que dá nome ao museu, não está acessível. A previsão é que o Altar do Pérgamo seja reaberto em 2019 e todas as outras partes do museu não foram impactadas.

Porta do Mercado de Mileto

A Porta do Mercado de Mileto é um grande monumento de mármore, um importante exemplo de arquitetura romana do século 2 com cerca de 30 metros de largura, 16 metros de altura e 5 metros de profundidade. A estrutura de dois andares tem três portas e uma série de projeções e nichos, ornamentados com touros e relevos de flores. O portão não é inteiramente original, pois a estrutura foi destruída por um terremoto (no século 10 ou 11), depois escavada e reconstruída com um significativo material novo.

2 – Museu do Antigo Oriente Médio

Porta de Ishtar

Esse museu abriga tesouros  da Babilônia, Suméria e Assíria e está entre as melhores coleções do mundo de antiguidades dessa região. É possível admirar a imponente Porta de Ishtar do século 6 a.C. (com 14 metros de altura e 30 metros de largura), um dos portões que dava acesso à cidade da Babilônia, decorada com dragões, touros e leões, símbolos dos principais deuses da antiga Babilônia.

O caminho que levava até à Porta de Ishtar chamava-se Via Processional e também foi reconstruído no museu.

Porta de Ishtar

É possível conferir a fachada do salão do trono do rei Nabucodonosor, um palácio Neo-assírio (século 12 a.C.) reconstruído e artefatos dos primórdios da palavra escrita.

3 – Museu de Arte Islâmica

A Fachada de Mshatta é feita de pedra (com 45 metros) e decorada com relevos singulares, cada flor nessa fachada é única, tornando todos os desenhos, distintos

Além de obras de arte islâmica dos séculos 8 ao 19, que vão desde Espanha à Índia, a principal atração é a Fachada Mshatta, que se origina a partir de um palácio deserto islâmico inacabado localizada ao sul de Amã, na atual Jordânia. Foi um presente do sultão otomano Abdul Hamid 2º ao Imperador Wilhelm 2º da Alemanha. Partes da porção oriental da fachada e as ruínas da estrutura, permanecem na Jordânia.

Mihrab, nicho semi-circular de mesquita, que aponta a direção da cidade de Meca

Desde 2008, essa parte do Museu de Pérgamo expõe uma das mais importantes coleções privadas do pós-guerra da arte islâmica, que abrange todo o mundo islâmico, desde os tempos medievais até o século 18. A coleção inclui tapetes, tecidos, manuscritos iluminados, encadernações, cerâmicas e objetos de composições variadas.

Confiram mais fotos da eurotrip no instagram @divasquetrabalham

MUSEU DE PÉRGAMO
Onde: Bodestraße 1-3, 10178 Berlim
Horário: de sexta a quarta, das 10h às 18h; as quintas, das 10h às 20h
Quanto: € 12. É possível comprar um cartão que custa € 24 e permite acessar gratuitamente outros museus e exposições, inclusive os outros museus da Ilha dos Museus, por três dias.
Atrações próximas: Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Bode Museum e Catedral de Berlim

Por Daniele Suehasu, do blog Divas que Trabalham