Museu Naval no Rio preserva memória da marinha brasileira

Espaço realiza série de palestras gratuitas até novembro com ingresso bônus para visitar a Ilha Fiscal em 2023

O Museu Naval recebe entre os meses de setembro e novembro uma série de palestras gratuitas, dentro dos projetos Galeota Real – Exposição na llha Fiscal e Uma Joia na Baía: recuperação estrutural, conservação e restauração do conjunto arquitetônico da Ilha Fiscal.

As palestras terão como temáticas a história da Galeota Real –embarcação que serviu de transporte para a Família Real– bem como a relevância histórica da Ilha Fiscal, a vinda da corte portuguesa para o Brasil, o último baile promovido pelo império, antes da proclamação da república e seus desdobramentos, bem como temas referentes à promoção de eventos culturais, como perfil de público e leis de incentivo à cultura.

 Fachada do Museu Naval, na região portuária do Rio de Janeiro, que preserva memória da marinha brasileira
Créditos: Divulgação
 Fachada do Museu Naval, na região portuária do Rio de Janeiro, que preserva memória da marinha brasileira

A participação nas palestras garante para cada visitante um voucher para visitar a ilha após sua reabertura gratuitamente. Todas as atividades terão certificado de participação e as inscrições estarão disponíveis no Sympla. (O link será atualizado com mais datas conforme o andamento da programação)

Museu Naval

Localizado em um prédio centenário no centro da cidade do Rio de Janeiro, o Museu Naval tem dois andares é dividido por salas e possui, em seu acervo, modelos navais, obras de arte, canhões resgatados de navios naufragados, figuras de proa, medalhas e documentos históricos, tudo para preservar a memória naval brasileira.

Embarcação no Espaço Cultural da Marinha
Créditos: Divulgação
Embarcação no Espaço Cultural da Marinha

A exposição de longa duração “O Poder Naval na Formação do Brasil” ocupa sete salas do pavimento térreo do museu e destaca a importância da marinha na história do País, abordando temas como descobrimento, colonização, invasões estrangeiras, expansão e independência, bem como apresenta informações sobre o poder naval na política nacional e na guerra no Paraguai.

No Pátio d’Armas, há um móbile com mais de 50 pássaros representando aves que sobrevoam os mares do Brasil e, no piso, em grandes vitrines, são encontrados um torpedo B-57, de 1894, e uma mina utilizada na 2ª  Guerra Mundial.

No segundo andar, fica a sala de exposições temporárias –atualmente está em cartaz a mostra “Conflitos que consolidaram a independência”, em comemoração aos 200 anos dessa data. Este pavimento conta ainda com uma Sala de Ação Educativa onde são realizadas atividades de arte-educação para o público infanto-juvenil.

Ilha Fiscal

Na Ilha Fiscal, destacam-se o Torreão e a Ala do Cerimonial, além de exposições temporárias que relembram a participação da Marinha do Brasil no desenvolvimento econômico e social do país.

 A Ilha Fiscal está fechada para reformas e reabrirá em 2023
Créditos: Divulgação
 A Ilha Fiscal está fechada para reformas e reabrirá em 2023

Atualmente, a Ilha Fiscal está fechada, passando por reformas estruturais que visam melhorar as condições de visitação. A reabertura das visitas está programada para janeiro de 2023 para todos que confirmarem presença no ciclo de palestras.