Nascente Azul: tudo sobre a melhor flutuação de Bonito (MS)
A flutuação é tão segura que até quem não sabe nadar pode participar
Planejando conhecer as belezas de Bonito (MS)? Uma visita ao complexo Nascente Azul não pode ficar de fora do roteiro. Lá é possível fazer a famosa flutuação em meio a águas cristalinas, muitos peixes e plantas que formam um verdadeiro jardim subaquático.
A atividade é realizada no rio Nascente Azul, cujas águas são incrivelmente cristalinas e refletem lindos e intensos tons de azul graças a um fenômeno raro chamado espalhamento.
A experiência única começa em uma trilha acessível, sendo segura para crianças, pessoas da melhor idade e com deficiência. Ao longo de 300 metros, é possível contemplar uma cachoeira de tufas calcárias e, se você tiver sorte, animais silvestres locais, como macacos, antas, cervos e muitas aves.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Depois, é hora de trajar os devidos equipamentos de segurança fornecidos pela Nascente Azul, como roupa de neoprene, colete salva-vidas, máscara de mergulho, snorkel e calçados adequados. Cada grupo é formado por no máximo 10 pessoas, com acompanhamento permanente do guia, que ajuda na ambientação dos participantes no rio, faz o ajuste dos equipamentos e apresenta um leve treinamento.
E, então, chega o tão aguardado momento de entrar na água e aproveitar esse cenário natural de puro encantamento. A primeira etapa da flutuação é a contemplação da própria nascente – aliás, esta é a única flutuação de Bonito na qual você tem a oportunidade de flutuar e mergulhar em uma nascente. Quem quiser pode realizar a apneia, mergulhando até 7 metros de profundidade para ver de pertinho onde a água nasce.
Na sequência, começa a tranquila descida pelo rio Nascente Azul. Com o colete salva-vidas, é fácil flutuar e apenas se deixar levar. Debaixo d’água, um verdadeiro espetáculo natural se apresenta diante dos presentes. No trajeto, o grupo é sempre acompanhado por peixes de diversas espécies, que não têm receio algum de nadar bem perto das pessoas.
As belezas no fundo do rio Nascente Azul
Uma variedade de plantas subaquáticas de diferentes cores, tipos e tamanhos, cobrem o leito do rio e estão a um toque de distância. A água é tão cristalina que o fenômeno da fotossíntese chega a ser visível, com o oxigênio na forma de bolhas sendo liberado pelas folhas submersas.
O entorno do rio Nascente Azul também é de uma beleza cênica, coberto por uma vegetação abundante e intocada. Por ser um rio largo, suas correntezas são quase imperceptíveis, o que o torna muito propício para quem nunca realizou esse tipo de atividade e não tem muita intimidade com a água.
A flutuação na Nascente Azul é tão segura que até quem não sabe nadar pode participar, assim como crianças de no mínimo quatro anos. Além disso, é um passeio com acessibilidade, com acesso e adaptações de percurso para pessoas com deficiência.
A flutuação é a porta de entrada para mais de 20 atividades dentro do complexo da Nascente Azul. Muitas são inclusas no ingresso da flutuação, como trilhas curtas que levam a paisagens instagramáveis, atrações aquáticas e espaços para relaxar.
Outras atrações da Nascente Azul
A Nascente Azul é um lugar para passar o dia inteiro. Se você quiser mais adrenalina no seu passeio, pode adicionar (por um valor à parte) as atrações de aventura, como a tirolesa e o pêndulo humano, ou então o mergulho no Museu Subaquático de Bonito, atração pioneira no Brasil.
Os ingressos para a flutuação custam a partir de R$ 230 (adulto), na baixa temporada. Neste período, o complexo funciona de quarta à segunda-feira. Confira aqui os horários e ingressos na alta temporada.