Natal tem gastronômica diversificada; confira 10 restaurantes imperdíveis

Ponta Negra celebra a chegada de locais como o Vignoli Natal. Le Château, no Vogal Luxuy Beach Hotel & SPA, é dedicado à culinária francesa

17/02/2026 07:18

De cenário marcante e emoldurada pelo Morro do Careca, com mais de 100 metros de altura, a Praia de Ponta Negra se consolida como o principal cartão-postal de Natal (RN). O mar de águas calmas, a faixa de areia dourada e a paisagem característica reforçam o apelo turístico do destino, que atrai visitantes ao longo de todo o ano.

Praia de Areia Preta, em Natal (RN)
Praia de Areia Preta, em Natal (RN) - Frankie Marcone/MTur

Além das belezas naturais e da infraestrutura voltada ao turismo, a região se destaca pela oferta gastronômica diversificada. Entre novos empreendimentos e casas tradicionais, bares e restaurantes movimentam o polo localizado no extremo sul da capital potiguar e atraem um público interessado em experiências culinárias de qualidade.

 

1 – Vignoli Natal

O restaurante italiano Vignoli chegou à capital potiguar em dezembro de 2025 com estrutura para mais de 300 pessoas e menu consagrado da marca. Conta com cinco ambientes distribuídos em dois pisos, reunindo salões climatizados e ao ar livre, espaço exclusivo para eventos, brinquedoteca, bar e adega 360º.

No cardápio não faltam pratos já consagrados da casa, como Parmegiana, Fettuccine Alfredo e Carbonara, além da premiada pizza do Vignoli, um dos grandes destaques da marca no Nordeste.

2 – Vista Mar

O restaurante Vista Mar, aberto em meados do ano passado, possui uma vista privilegiada para o Morro do Careca. O cardápio é amplo e oferece diversas opções que vão de frutos do mar a pratos tradicionais da culinária nordestina. Para grupos de amigos ou famílias, a variedade é o destaque, pois há opções fartas para dividir. Iguarias como Filé ao Malbec, camarão no abacaxi são opções e bolinho de sol também são ótimas pedidas.

3 – La Tavola

Inaugurado em novembro de 2024, o La Tavola faz sucesso em Ponta Negra com um cardápio dedicado à culinária italiana. Com capacidade para 112 lugares em dois ambientes, salão climatizado e uma charmosa área externa envidraçada, oferece massas artesanais, pizzas de longa fermentação e pratos sofisticados.

Entre os pratos principais, opções como o Nhoque à La Bolonhesa e o Fettuccine La Tavola (com camarões salteados, tomate seco, brócolis e mussarela de búfala ao molho cremoso de pesto) têm agradado bastante. Além disso, casa prepara 44 opções pizzas salgadas e doces.

4 – Duma Cozinha

Aberto em setembro de 2024, o Duma Cozinha apresenta uma cozinha autoral com raízes brasileiras. O cardápio é diversificado, com destaque para a Ginga com Tapioca do Duma (dadinho de tapioca coberto com aioli de coentro e manjubinha frita, servido com molho de melaço com pimenta).

Há ainda opções como Tartar de salmão, Camarão na Nata, Casquinho de Caranguejo e Lula Crocante. O Duma também oferece pratos de carne, como o Churrasco Duma, feito com um bife ancho assado na brasa, servido com molho chimichurri, abóbora caramelizada e farofa de ovos.

5 – Joselia

O nome do bistrô, inaugurado em junho de 2024, é uma homenagem à avó do chef Rodrigo Andrade, que o introduziu, ainda que informalmente, na arte da culinária. O menu do Joselia é enxuto, com cerca de três entradas, quatro pratos principais e duas sobremesas por semana. Como Rodrigo define, é um espaço com cara de quintal de vó. Um dos destaques é o Ravioli de Cordeiro (massa fresca, cordeiro braseado, crema de natas e trufa, laranja e pangrattato).

6 – Le Château

Focado na gastronomia francesa, o restaurante Le Château possui um ambiente intimista e acolhedor e funciona dentro do Vogal Luxury Beach Hotel & SPA. Aberto também a não hóspedes, proporciona deliciosa mistura de aromas e sabores, aos quais são aplicadas abordagens da alta cozinha, reinterpretando as tradições gastronômicas. A varida carta de vinhos coroam a experiência.

7 – Terraço

Com autêntico clima tropical potiguar e varanda estendida para a área de lazer do Vogal Luxury Beach Hotel & SPA, o restaurante Terraço oferece espaço elegante e integrado à natureza. Serve pratos criativos e drinques exclusivos, que celebram a conexão das culinárias regional e internacional.

8 – Camarões Potiguar

Para quem busca frutos do mar e pratos típicos potiguares, este tradicional restaurante em Ponta Negra é uma opção. Como o nome do estabelecimento sugere, o camarão é o carro-chefe, mas há espaço para iguarias, como carnes, peixes e outros frutos do mar.

As porções são generosas, com pratos para compartilhar, destinados a duas ou até três pessoas. Há também algumas opções “tamanho família”, que são os pratos clássicos, como Camarão Internacional e Camarão à Grega.

9 – Mangai

Famoso pela comida regional nordestina, o Mangai proporciona uma experiência gastronômica autêntica. O cardápio é extenso e variado, com opções que agradam todos os paladares.

O sistema self-service por quilo permite que o cliente monte seu prato como quiser, escolhendo entre mais de 120 opções de pratos quentes, saladas, sobremesas e acompanhamentos. Entre os destaques, carne de sol na nata, baião de dois, macaxeira gratinada, feijão-verde com queijo coalho, moqueca de peixe e farofa d’água.

10 – Pérola

O cardápio do Pérola se destaca por incluir diferentes pratos com frutos do mar, como camarão à baiana e camarão à grega, peixes, e lagosta, além de diferentes tipos de risotos, massas e carnes. Os frutos do mar também são o carro-chefe dos petiscos. Para quem gosta, há opções como caldos de camarão e de peixe, lula a dore, casquinha de caranguejo e poldo do Pérola.