National Geographic elege Rio de Janeiro como um dos melhores destinos para 2026

Capital fluminense integra a lista Best of the World 2026, ao lado de cidades que se reinventam e oferecem experiências autênticas

22/10/2025 22:46

O Rio de Janeiro acaba de conquistar um novo reconhecimento internacional. A cidade foi incluída na lista Best of the World 2026, elaborada pela National Geographic, com um dos 25 destinos imperdíveis do planeta para viajar no próximo ano.

A seleção é considerada uma das mais influentes do turismo mundial e destaca lugares que oferecem experiências capazes de inspirar, emocionar e conectar o viajante à essência local.

Praia de Ipanema, na zona do sul, é um dos cartões-postais do Rio de Janeiro
Praia de Ipanema, na zona do sul, é um dos cartões-postais do Rio de Janeiro - iStock

A capital fluminense se junta a destinos que celebram cultura, preservam a natureza e se reinventam diante dos desafios urbanos, como Québec (Canadá), Rabat (Marrocos), Hull (Inglaterra) e Khiva (Uzbequistão), por exemplo.

A lista Best of the World 2026 é elaborada pelas equipes editoriais globais da “National Geographic” e de suas revistas NatGeo Traveller. O processo é rigoroso e focado na experiência e curadoria das equipes.

“Viajar tem o poder de nos inspirar e transformar”, destacou Nathan Lump, editor-chefe da National Geographic. “Neste ano, buscamos lugares que despertam o sentimento de descoberta e alegria. E que ofereçam experiências autênticas, capazes de conectar o viajante com o melhor que o mundo tem a oferecer.”

Rio de Janeiro e seus pontos icônicos

O guia descreve o Rio de Janeiro como uma das megacidades mais impressionantes e transformadoras do mundo. Ele reforça seu papel como vitrine do Brasil para o turismo internacional.

A publicação ressalta tanto os ícones mundialmente conhecidos —como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as praias lendárias— quanto o novo momento cultural da cidade. Museus como o Museu Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes passam por reaberturas e renovações. Além disso, espaços urbanos e gastronômicos ganham nova vida.

O Museu Nacional, antes do incêndio que o destruiu em 2018
O Museu Nacional, antes do incêndio que o destruiu em 2018 - André Moreira/iStock

A reforma do centenário Copacabana Palace é citada como exemplo de como o Rio se reinventa sem perder sua identidade.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o reconhecimento amplia o alcance do país. “A seleção do Rio de Janeiro é uma validação poderosa da estratégia da Embratur de promover um Brasil que vai além do óbvio, um destino que se renova, que investe em cultura, sustentabilidade e experiências autênticas”, diz Freixo.

A inclusão do Rio de Janeiro na lista Best of the World 2026 reforça o protagonismo do Brasil em um momento estratégico para o turismo nacional. O reconhecimento internacional contribui para consolidar a imagem do país como destino de destaque no cenário global.

Turismo em alta

Somente em setembro, o estado do Rio de Janeiro recebeu 156.993 turistas internacionais. Este valor representa um aumento de 35,4% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de janeiro a setembro, foram 1.630.927 visitantes estrangeiros, número 51,7% superior ao registrado no mesmo período de 2024.

A expectativa é que a visibilidade gerada pela publicação da National Geographic impulsione ainda mais esses indicadores em 2026, refletindo o crescente interesse do público internacional pela capital fluminense e por outros destinos no Brasil.

Os 25 destinos em alta para 2026

  1. Dolomitas (Itália)
  2. Québec (Canadá)
  3. Pequim (China)
  4. Dominica
  5. Rabat (Marrocos)
  6. Hull (Inglaterra)
  7. Badlands (Dakota do Norte)
  8. Manila (Filipinas)
  9. Costa do Mar Negro (Turquia)
  10. Khiva (Uzbequistão)
  11. Parque Nacional Akagera (Ruanda)
  12. Vancouver (Canadá)
  13. Yamagata (Japão)
  14. Rota 66 (Oklahoma, EUA)
  15. Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta (Austrália)
  16. Rio de Janeiro (Brasil)
  17. Oulu (Finlândia)
  18. Coréia do Sul
  19. Guimarães (Portugal)
  20. Região Basca (Espanha)
  21. Maui (Havaí, EUA)
  22. Pittsburgh (Pensilvânia, EUA)
  23. Oaxaca costeira (Costa Chica, México
  24. Fiji
  25. Medellín (Colômbia)
  26. Banff (Canadá) – Escolha dos leitores