Navegar é Preciso anuncia ‘line-up’ da edição de 2026

Viagem literária e musical pelo Rio Negro vai reunir escritores como Eliana Alves Cruz, Giovana Madalosso e Antônio Prata

31/10/2025 15:25

Entre o espelho d’água escuro do Rio Negro e o verde profundo da floresta, o projeto Navegar É Preciso retorna em 2026 para sua 14ª edição, reafirmando a proposta de unir literatura, música e natureza em uma jornada sensorial pela Amazônia.

Idealizado pela operadora de turismo Auroraeco em parceria com a Livraria da Vila, o evento acontece entre os dias 27 de abril e 1º de maio, oferecendo a escritores e viajantes uma experiência de imersão cultural no coração da maior floresta tropical do planeta. O embarque ocorre em Manaus.

A experiência literária Navegar É Preciso ocorre no navio Grand Amazon
A experiência literária Navegar É Preciso ocorre no navio Grand Amazon - Divulgação

Durante cinco dias a bordo do navio Grand Amazon, o público será convidado a um convívio intimista com alguns dos nomes mais relevantes da literatura contemporânea brasileira. Os encontros literários serão conduzidos por Itamar Vieira Junior, Eliana Alves Cruz, Tatiana Salem Levy, Giovana Madalosso e Antonio Prata, enquanto a trilha sonora da travessia ficará por conta do cantor e compositor Zeca Baleiro, que há quase três décadas transita entre poesia e música popular.

A programação inclui dois encontros literários diários, um pela manhã e outro à tarde, intercalados com excursões pela região de Anavilhanas, o segundo maior arquipélago fluvial do mundo. Os participantes também poderão explorar igarapés em passeios de lancha, caminhar pela mata, tomar banhos em praias de água doce, observar botos-cor-de-rosa e participar de experiências noturnas de observação da fauna amazônica. No último dia, o roteiro culmina com o espetáculo natural do encontro das águas dos rios Negro e Solimões.

“Passadas 14 edições, a essência permanece a mesma: reunir escritores e leitores em uma experiência de imersão e convívio intimista em conexão com os rios e a floresta amazônica”, afirma Guilherme Padilha, fundador e CEO da Auroraeco.

Experiência literária imersiva

Criado em 2011, o Navegar É Preciso consolidou-se como uma das experiências literárias mais imersivas do país, combinando o prazer da leitura à descoberta de um dos ecossistemas mais exuberantes do planeta. Desde sua primeira edição, o projeto já reuniu dezenas de nomes fundamentais da literatura brasileira —de Noemi Jaffe, Laurentino Gomes e Mary Del Priore a Lira Neto, Carla Madeira e Jeferson Tenório— além de músicos como Mônica Salmaso, Teco Cardoso, Ceumar, Fabiana Cozza, Chico César e Zélia Duncan.

Com capacidade para 125 pessoas, o Grand Amazon oferece suítes panorâmicas, piscina, restaurante de alta gastronomia e áreas de convívio ideais para as conversas que o projeto inspira.

Cada noite a bordo reforça o espírito de encontro que tornou o Navegar É Preciso um espaço onde autores e leitores se descobrem parceiros de travessia —unidos pela palavra, pela paisagem e pela escuta.