Nevados de Chillán ficou mais ‘perto’ para brasileiros
Com vista espetacular da Cordilheira dos Andes, o complexo tem a maior pista de esqui da América do Sul
Brasileiros ganharam uma mais rápida para chegar à estação de esqui Nevados de Chillán, aos pés da Cordilheira dos Andes, no Chile. Um trem veloz passou a ligar Santiago à pequena cidade de Chillán, a cerca de 407 km ao sul da capital chilena.
Considerado o mais rápido da América do Sul, o trem da Empresa Ferrocarriles del Estado (EFE), a ferrovia nacional e mais antiga empresa estatal do país, faz a viagem em 3h30.
O trem, que possui quatro vagões e capacidade para até 238 passageiros, atinge uma velocidade de 160 km/h. Ele parte da Estação Central de Santiago às 7h e às 17h50. O retorno de Chillán ocorre às 6h45 e às 17h25. De Chillán para o centro de esqui são 82 km.
- Câncer de pâncreas: conheça os principais sintomas e saiba mais sobre os avanços no tratamento
- Quanto custa viajar para Fernando de Noronha em 2025
- Confira a agenda de Stand Up no ABC Paulista de 09 até 12/01
- Entenda como dois copos desta bebida podem ajudar a diminuir o risco de AVC
Quanto custa a passagem do trem para Chillán?
Os bilhetes estão à venda pelo site da EFE e custam a partir de 15 mil pesos chilenos (R$ 89), incluindo um artigo pessoal e uma mala de mão de até 10kg. Para bagagens maiores (até 20kg), é preciso pagar uma adicional de 10 mil pesos chilenos (R$ 58).
Os novos trens possuem sistemas de informação aos passageiros por meio de telas de LED e um sistema de som que permite reportar as condições da viagem em tempo real, como nas viagens de avião.
Além disso, possuem portas automáticas, banheiros com espaço para pessoas com mobilidade reduzida, serviço de café da manhã e máquinas de autoatendimento.
Como chegar de avião ou carro
Para chegar em Nevados de Chillán a partir do Brasil, existem voos diários operados pela Aerolineas Argentina, Gol, Sky e Latam que partem de São Paulo e Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre com destino a Santiago.
É necessário fazer uma conexão interna para aeroporto Carriel Sur Talcahuano, em Concepción –trecho operado pelas companhias aéreas Sky e Latam– 1h de voo.
De carro, a viagem é feita pela Rota 5 Sentido Leste até a cidade de Chillán. De lá, basta acessar a Rota 55 até Nevados de Chillán. O tempo de viagem de Concepcion até o centro de esqui é de 2h30.
Vulcões adormecidos
Nevados de Chillán está instalado aos pés de três vulcões adormecidos –Viejo, Nuevo e Nevados, um lindo cenário de floresta nativa.
Sua localização privilegiada garante neve durante todo o inverno e um aquecimento natural das águas que abastecem todo o complexo, desde os apartamentos até as piscinas e spa.
Os hotéis Nevados e Alto Nevados oferecem transfer de Concepción a Nevados de Chillán. Privativos ou terceirizados, são cobrados pelo trajeto e devem ser agendados de acordo com os horários de chegada e saída dos hóspedes.
A duração dos traslados do aeroporto de Concepción até Nevados de Chillán varia de acordo com a opção escolhida.