Nova Petrópolis oferece experiência para deficientes visuais
Totalmente acessível, o Esculturas Parque Pedras do Silêncio resgata e valoriza a história da imigração germânica na Serra Gaúcha
O turismo acessível ainda é um debate novo no Brasil e há muito a ser feito nesse sentido. Mas iniciativas inovadoras como a do Esculturas Parque Pedras do Silêncio, de Nova Petrópolis (RS), vêm para ressaltar a importância da acessibilidade e da inclusão social para possibilitar experiências de cultura e entretenimento a todas as pessoas também na hora de viajar.
O atrativo da Serra Gaúcha passa a contar com uma plataforma que oferece audiodescrição para que os deficientes visuais possam ter a experiência de conhecer o roteiro, que conta com mais de 80 esculturas e apresenta a história da imigração germânica.
Para o proprietário do Esculturas Parque, Valmor Heckler a plataforma vem atender uma demanda bastante latente e necessária na região.
- 3 países baratos para viajar fora da América do Sul
- Brasil negro: 7 destinos imperdíveis para o Afroturismo
- Descubra o Brasil do alto: 10 destinos incríveis para voar de balão
- Esta bebida, se consumida todos os dias, pode causar gordura no fígado
“Buscar atender cada visitante e suas necessidades é nosso papel. Garantir que todos possam fazer turismo e poder ser um facilitador para levar a experiência e a cultura para mais pessoas, é recompensador”, define Valmor.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Com a pandemia, os folders que eram usados como guias do parque foram descontinuados e começaram a esboçar um site em substituição. Mas a ideia ganhou novos rumos quando uma ex-colaboradora, Gabriela Raymundo Altevogt, então estudante de relações públicas da Unisinos, sugeriu a ferramenta em seu trabalho de conclusão de curso.
Gabriela e um grupo de deficientes visuais moradores de Nova Petrópolis auxiliaram no desenvolvimento da plataforma, além da realização de uma visita-teste com três pessoas, que comprovou que o site estava pronto.
O acesso ao site é gratuito e exclusivo para visitantes, realizando somente pela rede wi-fi do Esculturas Parque. O turista não gasta o pacote de dados e não precisa baixar nenhuma ferramenta, tendo todas as informações sem ocupar espaço no telefone.
As informações podem ser acessadas pelo endereço ou pelos QRCodes que estão espalhados pelo atrativo e funciona em toda a extensão da área de 450 metros.
Além da audiodescrição voltada para os deficientes visuais, também é possível realizar pela ferramenta uma visita guiada em quatro línguas (português, espanhol, alemão e inglês), aprofundando as informações hoje presentes na descrição das esculturas ao longo do parque.
Um lugar para todos
Desde sua concepção, o Esculturas Parque tem esse olhar cuidadoso para a acessibilidade na prática. O local foi projetado sem nenhum degrau e com calçada, visando facilitar o deslocamento de cadeirantes e pessoas com possíveis dificuldades de locomoção.
Além disso, o espaço conta com uma cadeira de rodas disponível para atender os visitantes que encontrem alguma dificuldade para fazer o trajeto.
O parque é petfriendly e tem espaço para realização de piqueniques e exposições temporárias, e fica aberto ao público todos os dias, das 9h30 às 18h.