Dia da Televisão: 3 novelas que inspiraram viagens
No dia 11 de agosto foi comemorado no Brasil o Dia da Televisão. E uma das programações da televisão brasileira é, sem dúvidas, novela. Com histórias que prendem e cenários marcantes, algumas novelas fizeram história e deixaram muita gente com vontade de viajar pelas paisagens mostradas nas TV.
Pensando nisso, a CVC Viagens criou aqui uma lista de novelas e destinos que elas inspiraram os telespectadores a conhecerem. Confira e embarque você também pelos cenários!
“O Clone” – Marrocos
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
Essa sem dúvida foi a mais marcante para os noveleiros de plantão. Além da dramática história da personagem Jade e o encanto com a dança do ventre e cultura árabe, o cenário do Marrocos se tornou inesquecível para quem assistiu. Tanto que na época em que foi transmitida, entre 2001 e 2002, o número de brasileiros que compraram passagens o país influenciados pela trama foi muito grande.
Marrakech, conhecida como Cidade Vermelha, foi palco principal do romance proibido e possui uma paisagem exótica de ruínas, antigas construções e verdadeiros labirintos. A única mesquita local que é aberta para não muçulmanos é a Mesquita Hassan II, que possui uma bela localização e arquitetura incrível.
Outra cidade citada em “O Clone” é Fez. O ponto turístico local mais conhecido é a Medina, a maior medina viva no mundo árabe. Apesar de lotada, é um passeio divertido, repleto de cores e cheiros e culturalmente riquíssimo. Para visita-la o mais recomendado é ir acompanhado de um guia para não correr o risco de se perder. Lá é um bom lugar para compras, inclusive, e os valores são muito parecidos entre as lojas.
“Caminho das Índias” – Índia
Exibida em 2009, a novela Caminho das Índias mostrou muito do lado colorido do país e sua cultura. A história de Maya, Raj e Batuhan se passa entre Jaipur, Agra, Mumbai, Varanasi e Jodhpur.
Jaipur é onde fica o Amber Fort, uma fortaleza histórica que foi um dos cenários principais da novela, onde Maya e Bahuan se conheceram. A cidade também é conhecida como a Cidade Rosa, por ter pintado suas construções na cor há muitos anos para a visita do príncipe Albert, mas aderiram à cor mesmo após isso. Outros belos pontos por lá são Hawa Mahal e Jantar Mantar.
Agra abriga o famoso e majestoso Taj Mahal. Mas a cidade não se resume a ele. O Forte Agra, uma cidade palácio, é conhecido por sua bela construção. Lá fica também o Fatehpur Sikri, uma cidade abandonada, construída há cerca de 500 anos e ainda assim bem conservada e encantadora.
“Salve Jorge” – Turquia
Em 2012 cerca de 80 mil brasileiros desembarcaram na Turquia, mesmo ano em que iniciou a exibição de Salve Jorge. A novela trazia como cenário turco a exótica Capadócia e Istambul, a maior cidade local.
Na capital do país, Ancara, você pode conhecer conhecidos pontos turísticos, como Anıtkabir, o mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, o primeiro presidente e fundador da República da Turquia. Outra visita cultural imperdível é para o Museu das Civilizações da Anatólia, que apesar de pequeno, possui peças históricas e valiosas.
Já em Istambul não deixe conhecer o que já foi um dia a catedral de Constantinopla, a Basílica de Santa Sofia, que possui uma construção incrível. Em frente a ela encontra-se a imensa Mesquita Azul. Elas são separadas por um belo jardim, portanto todo o passeio vale muito a pena. Vale conferir as recomendações para visitar essas igrejas. Na Capadócia é claro que o passeio de balão sobre o exótico Rose Valley.
Esses são apenas alguns dos destinos que mais “bombaram” após a exibição das novelas, mas é claro que temos muito mais, como a região norte de Natal (RN), em “Flor do Caribe”, Ilhéus na minissérie “Gabriela” (de Gabriela, Cravo e Canela), ou o “Pantanal“, na novela de mesmo nome, e por aí vai.