Novo atrativo de Aparecida (SP) une devoção, história e natureza

Visitamos o novo Parque Três Pescadores em Aparecida, um passeio repleto de espiritualidade e história

Em parceria com Mães em Viagem
08/10/2024 14:59

O turismo religioso está em crescimento no Brasil! Segundo o Ministério do Turismo (MTur), esse nicho movimenta todos os anos mais de R$15 bilhões no país.  E o destino mais visitado no Brasil é Aparecida, localizada no Vale do Paraíba, que recebe milhões de peregrinos e turistas anualmente.

A cidade abriga o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e sua Basílica, a maior do país e a 2ª maior do mundo – perde apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Durante minha visita à cidade, tive a oportunidade de explorar não apenas o Santuário, que é uma visita obrigatória, mas também o Parque Três Pescadores, uma das mais recentes atrações de Aparecida, inaugurado em julho deste ano. Um lugar surpreendente, que carrega muita história e espiritualidade.

Monumento na entrada do Parque Três Pescadores em Aparecida
Monumento na entrada do Parque Três Pescadores em Aparecida - Cátia Noronha | blog Mães em Viagem

A apenas 5 minutos de carro do Santuário Nacional de Aparecida, o parque está localizado no Porto Itaguaçu, local de grande relevância histórica e religiosa em Aparecida

É que foi lá, em 1717, que os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, um evento que marcou o início da devoção à Padroeira do Brasil.

A proposta do Parque Três Pescadores é a de conectar os visitantes à natureza, à fé e à contemplação, pois é um espaço ao ar livre, todo integrado ao verde. Famílias com crianças vão gostar bastante, porque é uma atração religiosa, mas não deixa de ter um lado lúdico e divertido. 

O parque está dentro de uma APP (Área de Proteção Permanente): santuários naturais protegidos por lei, essenciais para manter o equilíbrio ambiental.

O percurso ecológico do parque faz parte de uma APP (Área de Preservação Permanente)
O percurso ecológico do parque faz parte de uma APP (Área de Preservação Permanente) - Cátia Noronha | blog Mães em Viagem

E você imagina a emoção de um passeio de balsa pelas águas do Rio Paraíba do Sul até o local onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada? E que tal conhecer o passado através de uma réplica das casas dos pescadores do século 18

Atrações no Parque Três Pescadores

Os ingressos para o Parque Três Pescadores podem ser comprados online ou na bilheteria local. São 2 tipos de ingressos: o combo completo dá acesso à Vila dos Pescadores, Painéis dos Milagres, Percurso Ecológico, Refúgio das Aves e Passeio de Balsa; o ingresso Passeio no Parque dá acesso às atrações sem o passeio de balsa. 

Entrada da Vila dos Pescadores que recria as casinhas do século XVIII
Entrada da Vila dos Pescadores que recria as casinhas do século XVIII - Cátia Noronha | blog Mães em Viagem

O passeio começa pela Vila dos Pescadores, uma vila cenográfica que recria a casa dos pescadores que encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida em 1717. Você pode até entrar em uma das casinhas para tirar fotos. 

Por dentro da casa, móveis que recriam o dia a dia dos antigos pescadores
Por dentro da casa, móveis que recriam o dia a dia dos antigos pescadores - Cátia Noronha | blog Mães em Viagem

Em meio a um percurso ecológico, estão espalhados painéis criados pelo artista Adélio Sarro que retratam os 7 principais milagres de Nossa Senhora Aparecida.

Neste ponto, quem adquiriu o ingresso completo, segue até o passeio de balsa no Rio Paraíba do Sul que leva até o local onde foi encontrada a imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida. 

Passeio de balsa pelo Rio Paraíba do Sul onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717
Passeio de balsa pelo Rio Paraíba do Sul onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717 - Cátia Noronha | blog Mães em Viagem

É um trajeto rápido, de 10 a 15 minutos, mas muito emocionante. Pensando em quem vai com crianças, é o tempo ideal para os pequenos curtirem o trajeto sem dar chance de ficarem entediados. Não deixe de contemplar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida que surge imponente no horizonte!

O caminho de balsa é feito com os visitantes sentados o tempo todo e coletes salva-vidas disponíveis. Em determinado momento somos liberados a levantar para tirar fotos. Um guia faz uma apresentação histórica durante o tour – que faz toda a diferença, principalmente para quem, como eu, não é (era) tão íntima da história da Padroeira do Brasil. 

Por dentro da balsa que nos leva para navegar pelo Rio Paraíba do Sul
Por dentro da balsa que nos leva para navegar pelo Rio Paraíba do Sul - Cátia Noronha | blog Mães em Viagem

Depois do passeio pelo rio, de volta no mesmo ponto em que embarcamos, continuamos até o Refúgio das Aves, um projeto dentro do parque que abriga e reabilita animais silvestres resgatados. 

O Refúgio das Aves abriga um projeto lindo de reabilitação de animais silvestres
O Refúgio das Aves abriga um projeto lindo de reabilitação de animais silvestres - Cátia Noronha | blog Mães em Viagem

Aqui estão espécies ameaçadas da Mata Atlântica, como araras, papagaios, canários, além de répteis, anfíbios e mamíferos. 

O Parque Três Pescadores conta com um centro de visitantes com loja, praça de alimentação e banheiros. 

Pode reservar o dia inteiro para o parque em seu roteiro e fazer tudo com calma. O ideal é combinar o Parque Três Pescadores com a visita à Cidade do Romeiro e o Trem do Devoto. 

Confira também o roteiro completo de 2 dias em Aparecida, incluindo a visita à cúpula da Basílica de Nossa Senhora Aparecida.