Novo passaporte começa a ser emitido; veja o que muda
Os passaportes expedidos no modelo atual continuam válidos até a data de validade do documento
O novo passaporte brasileiro começa a ser emitido nesta terça-feira (3) no Brasil pela Polícia Federal. No exterior, o modelo começará a ser expedido em embaixadas e consulados do Brasil apenas em 2024.
Na nova versão, o passaporte inclui figuras que representam a flora e a fauna brasileiras em várias de suas páginas.
O documento também conta com imagens que só podem ser vistas na luz ultravioleta e mais marcas d’água, o que, segundo autoridades, oferece mais segurança contra fraudes.
A última grande atualização no documento tinha acontecido em 2015, quando ele ganhou um chip e passou a ser chamado de passaporte eletrônico, além de dobrar o prazo de validade para 10 anos.
A troca para o novo modelo só será necessária no prazo de validade do seu passaporte atual. Além disso, o valor para emissão segue a mesma.
A emissão do novo passaporte no exterior, em embaixadas e consulados do Brasil, somente ocorrerá em 2024. Haverá um período de transição onde o novo modelo e o atual deverão conviver.
Os passaportes expedidos no modelo atual continuam válidos até a data de validade do documento.
Como tirar o passaporte
Para renovar ou tirar o documento pela primeira vez, basta acessar o sistema do governo federal, preencher um formulário, pagar a taxa e agendar o atendimento na data disponível.
Depois, é só comparecer na unidade selecionada, munido da documentação original, no caso da segunda via.
A taxa para solicitar o passaporte é gerada automaticamente junto com o protocolo de solicitação. O valor de emissão continua o mesmo, R$ 275,25 na versão convencional e o prazo de validade será de 10 anos.
O pagamento pode ser realizado pelo PagTesouro, através de PIX ou Cartão de Crédito, ou pelo tradicional Boleto, via código de barras. Caso seja necessário, é possível gerar uma nova taxa, informando o número do protocolo enviado ao e-mail cadastrado.
Depois de até dez dias úteis, o documento poderá ser retirado na mesma unidade em que a pessoa foi anteriormente. É válido lembrar que o canal do GovBR não emite passaportes diplomáticos ou oficiais.