O musical que você precisa assistir quando for a NY

Depois de 20 anos do filme estrelado por Ryan Gosling e Rachel McAdams, "The Notebook" vira musical da Broadway

Lançado em 1996, o livro do escritor Nicholas Sparks, ‘The Notebook’ (‘Diário de uma Paixão’, no Brasil), rapidamente se tornou um best-seller e também uma referência de obra de romance mas, desde que ganhou sua versão cinematográfica, em 2004, os conceitos de história de amor foram atualizados com sucesso.

Isso até a história ser adaptada novamente, 20 anos depois, mas dessa vez para um musical na Broadway.

A história de amor ente Noah e Allie acaba de chegar aos palcos da Broadway
Créditos: Julieta Cervantes
A história de amor ente Noah e Allie acaba de chegar aos palcos da Broadway

O espetáculo, que teve sua estreia em 14 de março de 2024 no Gerald Schoenfeld Theatre, em Nova York, possui um elenco talentoso que arranca lágrimas e gargalhadas da plateia com facilidade, no embalo das músicas compostas pela cantora e compositora indie Ingrid Michaelson.

Indicações ao “Oscar do teatro” e diversidade

Para quem nunca assistiu ao filme ou leu o livro, a narrativa de ‘The Notebook’ conta a história do casal Noah e Allie desde o dia em que se conhecem, passando por um período de quase 10 anos no qual ficam separados,  seu reencontro, casamento e velhice. Todas as etapas da trama são dramatizadas através de flashbacks de seu passado adolescente e em seus anos de jovens adultos, até a terceira idade.

No filme, Ryan Gosling e Rachel McAdams interpretam o apaixonado casal em duas idades diferentes e, James Garner e Gena Rowland dão vida à dupla na terceira idade. Já no teatro, são três os casais que dividem o protagonismo: John Cardoza e Jordan Tyson como adolescentes, Ryan Vasquez e Joy Woods como adultos e Dorian Harewood e Maryann Plunkett como as versões mais velhas de Noah e Allie. 

Vale aqui um destaque para o casal de veteranos que consegue comover a plateia com suas atuações dando alma ao musical. Especialmente Maryann, que transmite ao público com autenticidade a luta da personagem em recobrar a memória debilitada pela demência, ora de forma temerosa, ora curiosa.

Os dois, inclusive, tiveram seu talento reconhecido com indicações ao Tony Awards, o Oscar do teatro, nas categorias ‘Melhor Ator em Musical’ e ‘Melhor Atriz em Musical’. A premiação acontece no dia 16 de junho de 2024 e ‘The Notebook’ também concorre na categoria ‘Melhor Libreto de Musical’.

Da esquerda para a direita Ryan Vasquez, Joy Woods, John Cardoza, Jordan Tyson, Dorian Harewood e Maryann Plunkett
Créditos: Rachel Neville
Da esquerda para a direita Ryan Vasquez, Joy Woods, John Cardoza, Jordan Tyson, Dorian Harewood e Maryann Plunkett

Outro ponto importante que vale ser enfatizado no musical é a naturalidade com que a diversidade racial se faz presente no espetáculo. Noah jovem e adulto são representados por atores caucasianos, já na velhice, por um ator negro.

O contrário acontece com Allie, que é interpretada por atrizes negras durante as duas primeiras fases da vida e, na velhice, por uma atriz caucasiana. Esse detalhe não interfere em nada na trama – especialmente porque temas de amor e perda ocorrem na vida de pessoas em todos os lugares, independentemente da cor de sua pele – porém, em termos de representatividade, faz toda diferença.

Pode levar seu guarda-chuva!

No filme, um dos momentos mais emblemáticos e que definitivamente está marcado na memória de quem o assistiu, é quando Noah e Allie se entregam à paixão em meio à chuva, depois de uma discussão sobre os anos em que estiveram separados. Na cena é possível sentir a tensão pelo reencontro e pela vontade de continuar de onde haviam parado e tudo isso enquanto chove torrencialmente deixando ambos encharcados. Mas como reproduzir esse ato no teatro? Na Broadway tudo é possível.

A icônica cena da chuva ganhou ainda mais magia no musical
Créditos: Rachel Neville
A icônica cena da chuva ganhou ainda mais magia no musical

Faltando cerca de 30 minutos para o musical terminar, cai um verdadeiro ‘toró’ no palco que chega até mesmo a molhar de leve a plateia sentada nas primeiras fileiras do teatro. Para que a chuva acontecesse, os técnicos tiveram como principal desafio o piso do palco já que a madeira tradicional deforma quando molhada. No entanto, embora pareça um piso de madeira, se trata de um material semelhante a plástico, que foi projetado para funcionar também com tudo o que acontecia no palco, incluindo cenários automatizados e elevadores de alçapão.

Já para a água ser escoada foi preciso inserir um tanque de água sob o palco. Além disso, incluída na cenografia está uma piscina de água na frente do palco que fica visível durante todo o show sendo utilizada para cenas como a que Allie joga água do mar em Noah nos primeiros dias de seu romance, até a chuva catártica que cai quando eles finalmente percebem a profundidade de seu amor. Além de ajudar a estabelecer o cenário, a piscina é extremamente funcional para a coleta da chuva de mentirinha.

O trabalho de iluminação também cumpre um papel importante à medida que a tempestade se aproxima e que realmente faz parecer que uma chuva real está caindo no palco. 

E como os atores se molham tranquilamente em um teatro gelado? O sindicato de atores e diretores de palco ‘Actors Equity Association’ exige que a água seja aquecida para que os atores molhados não tenham que cantar enquanto tremem de frio. 

Um pouco de ‘This is Us’ em ‘The Notebook’’

Não existe nenhuma outra série no mundo que emocione e encante tanto as pessoas quanto a aclamada ‘This is Us’ e muito disso se deve à Beka Brunstetter que fez parte da equipe de roteiristas do seriado. E é justamente ela a libretista (quem escreve ‘libretos’, texto de obras como óperas, cantatas e musicais) de The Notebook – que também concorre ao Tony de ‘Melhor Libreto de Musical’.

Na adaptação de Beka, os personagens mais velhos possuem mais espaço e mais peso do que no livro ou no filme. Segundo ela, a ideia não era contar apenas uma história de amor jovem, mas uma história sobre envelhecer e estar no fim da vida. Não à toa, Dorian Harewood e Maryann Plunkett, que interpretam o casal mais velho, foram os dois atores do musical indicados ao Tony.

Maryann Plunkett (Allie idosa) and Dorian Harewood (Noah idoso)
Créditos: Julieta Cervantes
Maryann Plunkett (Allie idosa) and Dorian Harewood (Noah idoso)

Coincidência ou não, assim como ‘This Is Us’, The Notebook também é uma história contada em múltiplas linhas do tempo – e Beka deixa isso muito evidente na peça, fazendo com o público entenda a história do casal de forma não linear, alternando os momentos e épocas em que a trama se passa.

Ryan Vasquez (Noah jovem adulto) and Joy Woods (Allie jovem adulta) na casa construída pelo protagonista para sua amada
Créditos: Julieta Cervantes
Ryan Vasquez (Noah jovem adulto) and Joy Woods (Allie jovem adulta) na casa construída pelo protagonista para sua amada

The Notebook é um musical repleto de clichês, assim como o amor também o é, e isso não é um ponto negativo, nem no espetáculo, nem na vida, muito pelo contrário. Embora nem todo mundo ame da mesma forma, todos desejam viver esse sentimento intensamente, do jeitinho que a peça mostra entre Noah e Allie. Com direito a declarações melosas, juras de amor eterno, casa com varanda e sonhos.

The Notebook
Endereço: Gerald Schoenfeld Theatre – 236 West 45th Street, New York
Ingressos: Valores variam entre US$81 e US$392 dólares e podem ser adquiridos aqui

Mais informações sobre espetáculos da Broadway: www.broadwaycollection.com 

A jornalista Tuka Pereira, do site Pra Onde Vai Agora?, assistiu ao espetáculo a convite da Brazil Experts Bureau.