O que conhecer na Serra Catarinense: 8 cidades imperdíveis

Conhecer a região é ter a oportunidade de desbravar cenários dignos de cinema

Se você gosta de ecoturismo e viagens para destinos de natureza, vem descobrir o que conhecer na Serra Catarinense! Essa região possui natureza abundante e certamente vai te encantar com cenários belíssimos, que incluem cânions e cachoeiras em meio a florestas de araucárias típicas do sul do país.

Conhecer a Serra Catarinense é ter a oportunidade de desbravar cenários dignos de películas de cinema. Com a natureza ainda bastante preservada, os cânions e as cachoeiras da região são atrações imperdíveis, principalmente para os amantes de ecoturismo e aventura.

É no inverno que cidades como Urubici, Praia Grande, Lages e Urupema ganham seu protagonismo. Essa região é a mais fria do país e, quando suas temperaturas despencam, trazem geada e até neve, mudando completamente o visual dos seus vales.

frio na serra catarinense
Créditos: Canva/Mala de Aventuras

Inclusive, em consequência do frio característico, é possível apreciar um fenômeno natural incrível quando as águas de algumas cachoeiras congelam formando uma paisagem realmente impressionante.

Além disso, uma modalidade de viagem que vem ganhando cada vez mais força na região é o turismo rural, onde os turistas vivenciam momentos mais próximos a natureza em fazendas num ritmo desacelerado e simples, bem típico da vida na roça.

O que conhecer na Serra Catarinense: cidades imperdíveis para incluir no roteiro

1 – Urubici

A natureza rica de Urubici é o que atrai muitos turistas amantes de ecoturismo. Envolta por montanhas, cascatas, cavernas e formações rochosas surpreendentes, o lugar é um prato cheio para práticas de rapel, tirolesa, trekking ou trilhas com vistas sensacionais.

O Morro da Igreja é o local que mais se registrou neve no país nos últimos anos e tem uma vista linda de toda vegetação ao redor. Dentro de sua rota, está a Pedra Furada que é uma verdadeira escultura da natureza com um “furo” de aproximadamente 30 metros de circunferência, o que deixa a vista muito interessante.

Lá também tem a Cascata Véu da Noiva, que tem esse nome porque a água escorre pelas pedras parecendo um véu. E sabe o que é mais interessante? Ela pode congelar no inverno, mudando completamente o visual.

Outros lugares que valem a visita são a Cascata Avencal, com seus 100 metros de queda livre, e o Cânion Espraiado, que é um ótimo lugar para acampar.

O Cânion Espraiado oferece um ótimo lugar para acampar
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
O Cânion Espraiado oferece um ótimo lugar para acampar

Apesar de ser uma pequena cidade (com pouco mais de 11 mil habitantes), Urubici tem uma ótima infraestrutura turística. Aliás, as pousadas em Urubici são um ponto forte do turismo na região e oferecem hospedagens adaptadas a baixas temperaturas com opções muito aconchegantes em meio à natureza para somar a experiência de estar num lugar como esse.

2 – Praia Grande

Conhecida como a Cidade dos Cânions, Praia Grande ficou conhecida nas redes sociais devido aos seus icônicos passeios de balão. O local ainda proporciona aos visitantes trilhas incríveis, práticas de rapel, trekking, canionismo, passeios a cavalo e tirolesa.

A pequena cidade é abraçada pelos cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral, fazendo assim jus ao apelido de Cidade dos Cânions.

Vista do imponente Cânion Itaimbezinho
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
Vista do imponente Cânion Itaimbezinho

Dentre os pontos turísticos de Praia Grande, o Cânion Itaimbezinho talvez seja o mais famoso. Ele possui paredões de 720m de altura média que se estendem por seus 5,8Km de extensão com paisagens de tirar o fôlego. Em seu interior, é possível fazer a belíssima trilha do Rio Boi. Travessias de rio e cachoeiras no trajeto também estão em destaque nos passeios de quem está por lá.

Para os que não são tão aventureiros, vale buscar pelas belas pousadas em Praia Grande e se hospedar em algum lugar aconchegante para apenas desfrutar da natureza que inspira momentos de muita paz.

3 – Bom Jardim da Serra

A charmosa Bom Jardim da Serra surpreende por seus diversos atrativos naturais que deixam o local tão querido e acolhedor. A cidade atrai os mais aventureiros, que sobem a estrada mais famosa do país para chegar nela, a incrível Serra do Rio Rastro, com suas estradas bem curvilíneas entre montanhas e penhascos e uma beleza apaixonante.

A estrada que serpenteia a Serra do Rio Rastro é aração à parte na Serra Catarinense
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
A estrada que serpenteia a Serra do Rio Rastro é aração à parte na Serra Catarinense

Os cânions de Laranjeiras e do Funil são imponentes e se destacam pela beleza de seus mirantes que passam dos 1.400 metros de altura e proporcionam uma vista privilegiada das formações rochosas do local. Por fim, Bom Jesus da Serra possui belas cachoeiras e cascatas que podem congelar com o friozinho que é bem característico por lá.

4 – São Joaquim

Seguindo o tema do que conhecer na Serra Catarinense, temos São Joaquim. Um dos pontos turísticos imperdíveis nessa cidade é o Parque Snow Valley, um lugar que traz atividades de ecoturismo como escalada, tirolesa e arvorismo, trilhas e até café colonial.

Seguindo o tema do que conhecer na Serra Catarinense, temos São Joaquim
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
Seguindo o tema do que conhecer na Serra Catarinense, temos São Joaquim

O Parque Nacional da Maçã também merece destaque, pois traz popularidade para a cidade, que é conhecida como “terra da maçã”. Aliás, entre janeiro e abril, é possível passear entre os pomares e colher as maçãs diretamente do pé, pois é quando quando as macieiras estão carregadas.

Outros pontos que valem a pena uma visita são as vinícolas. A mais famosa é a Vinícola Francioni que mostra todo o processo para fabricação de vinhos.

5 – Urupema

A pequena e gelada Urupema atrai muitos turistas que desejam ver neve no Brasil. Os encantos de Urupema estão basicamente concentrados em lindas paisagens naturais e em ambientes rurais.

O Morro das Torres tem uma vista incrível dos morros da cidade e ainda possui uma cachoeira que nos dias mais frios do inverno congela por completo e encanta a todos com sua vista, que fica ainda mais espetacular com esse fenômeno.

Paisagens da Serra Catarinense
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
Paisagens da Serra Catarinense

Além disso, Urupema também conta com uma rota das cachoeiras, bons restaurantes no centrinho, além de uma praça bonita e uma igreja.

Com um ambiente pacato, é uma ótima escolha passar por lá para ter dias de descanso, fazer algum passeio cavalgando e percorrendo por toda a beleza bem de perto.

6 – Bom Retiro

Bom Retiro é a porta de entrada da Serra Catarinense para quem vem do litoral e quem chega já se impressiona com suas belezas naturais: são grutas, cachoeiras, vales e montanhas que compõem o que esse destino tem de melhor.

A Cachoeira Barbaquá possui duas quedas, sendo que para chegar na vista da segunda queda é preciso passar por uma gruta por trás da cachoeira num visual bem interessante.

Os aventureiros ainda podem se maravilhar com os cânions como o Papuã e Arroio do Encano que são bonitos e levam a outras cachoeiras bem charmosas.

Bom Retiro é a porta de entrada da Serra Catarinense
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
Bom Retiro é a porta de entrada da Serra Catarinense

Para ter vistas privilegiadas de Bom Retiro, basta subir em seus morros, como o Morro do Costão do Frade e o Caminho das Nuvens, assim já dá pra garantir um belo registro panorâmico para guardar na memória.

Além disso, também há vinícolas na cidade para se deliciar com um bom vinho durante o passeio.

7 – Rio Rufino

Localizada entre Urubici e Urupema, está Rio Rufino que abriga muita natureza para que seus visitantes possam se esbaldar em tamanha beleza presente ali.

O destaque fica por conta da Cachoeira da Fábrica com seus 70m de altura. Ainda existem outras cachoeiras, como a Cascata Alto da Serra, que pode ser vista do centro da cidade e é envolta por muita mata contribuindo para toda sua exuberância.

O Morro da Cruz garante uma paisagem 360 graus de toda a região e lá de cima o silêncio e a vista fazem os turistas desfrutarem de momentos de muita paz.

8 – Lages

Lages é a maior cidade da Serra Catarinense e é conhecida como a capital do Turismo Rural. O bom é que ao visitar Lages, é possível aproveitar tanto o lado urbano com museus, monumentos e outros atrativos, quanto a natureza.

Sendo pioneira em proporcionar experiência de “vida na roça”, Lages que traz para os visitantes momentos convidativos ao descanso e contemplação.

Uma das atrações durante o inverno em Lages é a Festa do Pinhão
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
Uma das atrações durante o inverno em Lages é a Festa do Pinhão

O maior destaque da região é a Festa do Pinhão, que atrai muitos turistas e é tradição na cidade. No entanto, o que encanta mesmo são os atrativos naturais que esbanjam abundância com suas cachoeiras belíssimas.

O que conhecer na Serra Catarinense: principais canyons

Um dos atrativos que são o diferencial da Serra Catarinense são os cânions. A região foi abençoada com uma natureza potente e que faz valer a pena a visita. É na cidade de Praia Grande que está a maioria deles.

Dentre os principais podemos citar o Cânion Itambezinho. Ele é o maior da América do Sul e seus imensos paredões rochosos fascinam os visitantes.

Os enormes paredões da Serra Catarinense
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
Os enormes paredões da Serra Catarinense

O Cânion Fortaleza fica no município vizinho, Cambará do Sul, e impressiona com seus vãos de até 2 km entre um lado e outro. A  trilha do seu mirante garantirá a vista mais panorâmica e fotogênica do local.

Com destaques por suas piscinas naturais, cachoeiras e várias espécies de fauna e flora, o Cânion dos Índios Coroados também está entre os principais da região da Serra Catarinense.

Além desses, não podemos deixar de fora o Cânion Laranjeiras, o mais imponente do Estado com belezas durante todo seu percurso. Em seu topo, está um cenário que fica na memória de quem tem a sorte de estar ali.

As mais belas cachoeiras da Serra Catarinense

As cachoeiras da Serra Catarinense são simplesmente incríveis! Algumas delas ainda nos presenteiam com um fenômeno natural quando a água congela no inverno e forma uma vista bem diferente. É o caso da Cascata Véu de Noiva.

A Cascata do Avencal é uma ótima pedida para quem busca o que fazer em Urubici e também não passa despercebida com sua queda de 100 metros de altura. Outra grandiosa é a Cachoeira Rio das Caveiras, que está entre as mais belas do Estado e surpreende com seus 220 metros de largura conquistando o coração de quem observa.

A Serra Catarinense também tem belas cachoeiras
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
A Serra Catarinense também tem belas cachoeiras

Para fechar, a Cachoeira do Papuã é pequena, mas fica escondida entre as paredes do cânion, trazendo um ar misterioso e lindo. A sensação é só querer sentir a vibração elevada que esse lugar tem.

O que conhecer na Serra Catarinense: trilhas para todos os níveis

Quer saber uma coisa que não pode faltar no seu roteiro da Serra Catarinense? As trilhas. Afinal, nada mais do que delicioso do que poder caminhar e sentir a presença de toda a natureza deslumbrante que compõe essa região.

A trilha do Cânion Funil é uma que com certeza vale a pena a visita, a vista lá de cima é surreal e parece um quadro de tão perfeita, daquelas de tirar o fôlego ao ser vista. A trilha do Cânion da Ronda também fascina no quesito vista é uma ótima opção de passeio em família pelo seu fácil acesso.

A Serra Catarinense tem trilhas para todos os níveis
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
A Serra Catarinense tem trilhas para todos os níveis

Em Praia Grande, há a trilha do Rio do Boi com cachoeiras, penhascos, e muita vegetação pelo caminho. Chegando lá cima a vista é um acalento pra alma ao se dar conta do quão especial é estar ali.

O que conhecer na Serra Catarinense: serras e morros

Dentre os pontos turísticos da Serra Catarinense, não podemos deixar de citar as serras e morros que fazem desse um local tão especial.

A estrada mais linda do Brasil, Serra do Rio Rastro com suas mais de 250 curvas ao longo de seus 35 km, tem um visual impactante e um mirante convidativo ao silêncio e contemplação. É uma estrada construída pelo homem que valoriza toda a beleza natural ao seu redor.

A Serra do Corvo Branco é a primeira estrada que ligou o interior ao litoral e o visual é bem interessante por possuir paredes de rocha de 90m de altura que surpreende quem está lá. É necessário cuidado em determinados trechos, pois as curvas são bastante fechadas, ao chegar no mirante a vista rende belas fotos.

A bela paisagem de Urubici, na Serra Catarinense
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
A bela paisagem de Urubici, na Serra Catarinense

Com belas formações rochosas em seu topo, o Morro do Campestre tem uma vista deslumbrante e é um ótimo lugar para tirar fotos, nas rochas há alguns vãos que dão um charme todo especial e diferente. Muitas pessoas vão para apreciar o por do sol.

O Morro da Igreja possui 1.822m de altitude e em dias abertos é possível visualizar até o litoral que fica a 100 km de distância, na vista panorâmica dos vales o destaque é a Pedra Furada, outro cartão portal da cidade e a Serra do Rio Rastro.

Impossível não querer conhecer esses lugares né? Agora que você já tem as melhores dicas, é só reservar a melhor data. Boa viagem!

Em parceria com Mala de Aventuras