O que fazer em Israel: 7 lugares imperdíveis para incluir no roteiro
Israel é um país pequeno, mas com inúmeros passeios e atrações lindas e diferentes para conhecer. Mas para planejar uma viagem para um lugar tão exótico, precisamos pesquisar bem os pontos que queremos visitar para não deixar nenhum de lado.
Geralmente, para montarmos um roteiro, é preciso ter uma mínima noção do destino do qual você está indo, para selecionar os pontos que mais deseja conhecer. E se engana quem pensa que Israel só tem lugares religiosos. O país é cheio de belezas naturais, cidades milenares, cultura e gastronomia.
Por isso vamos te ajudar a decidir o que fazer em Israel: selecionamos os 7 lugares imperdíveis que não podem ficar de fora do seu roteiro, para te ajudar a organizar todos os dias da sua viagem. Vamos começar?
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Mas caso você queira uma sugestão de roteiro já pronto para ser usado em Israel, não deixe de conferir o nosso post Roteiro Israel: o melhor GUIA para montar o seu roteiro de 5, 7 ou 10 dias de viagem
1. Tel Aviv – a modernidade de Israel
Apesar do que muita gente pensa, Tel Aviv não é a capital do país. A cidade já foi a capital, mas por apenas dois anos, de 1948 a 1950, até Jerusalém assumir o posto. Mas em compensação, Tel Aviv segue sendo a capital cultural, industrial e comercial de Israel. É também uma cidade bem mais moderna e liberal do que outras.
O que fazer em Tel Aviv
Com uma diversidade muito grande de atrações, a cidade oferece muitos bares e restaurantes animados, com um clima jovem e descontraído. Com museus maravilhosos como o Ilana Goor, que reúne mais de 500 peças de arte étnica, objetos de design etc.
Teatros e parques arborizados também fazem parte da programação de Tel Aviv, que além de tudo isso, ainda é muito ligada a vida noturna. Sem falar nas praias que ficam lotadas de moradores e turistas e que dão o toque final de leveza e descontração que a cidade já tem.
Onde ficar em Tel Aviv
Como a rede de hotelaria e o setor turístico cresceu bastante na cidade, Tel Aviv não é o lugar ideal para achar opções de hospedagens mais baratas. A cidade é repleta de hotéis 5 estrelas e hotéis no estilo boutique. Mas apesar disso, ainda dá para encontrar opções boas e mais em conta do que hotéis de luxo.
Para você se inteirar melhor de todas as possibilidades em Tel Aviv, veja o post Onde ficar em Tel Aviv: melhores hotéis e regiões para se hospedar. Váruas dicas e sugestões para ajudar na decisão da hospedagem.
2. Jaffa – o lado antigo de Tel Aviv
Localizada a poucos quilômetros de Tel Aviv, Jaffa ou Yaffo pode ser considerada a parte antiga de Tel Aviv. Mas na verdade, é uma cidadezinha que é apenas uma das mais antigas do mundo! Com 5.000 anos de existência, Jaffa é uma cidade cheia de ruelas estreitas e paredes de pedra de calcário.
A cidade carrega um valor histórico muito grande, como descobertas arqueológicas que mostram que Jaffa foi habitada desde aproximadamente 7500 a.c. E construções do período do Império Otomano tomam conta do visual e da arquitetura de Jaffa.
O que fazer em Jaffa
Como já dito, as ruelas estreitas de Jaffa são uma das grandes atrações da cidade e perfeitas para um passeio a pé. O objetivo é conhecer as inúmeras galerias de artes, charmosas lojas e ótimos restaurantes que ocuparam o espaço das ruelas.
É tudo muito bonito de se ver e com um clima único que vale a pena vivenciar. Se perder e se encontrar nas ruelas para conhecer os diversos ateliês de designers locais, pintores, desenhistas e artesãos é uma das coisas mais incríveis que você vai fazer em Israel.
Onde ficar em Jaffa
Por ser uma cidade com uma pegada mais antiga, Jaffa não tem tantos hotéis 5 estrelas que nem em Tel Aviv. Mas a rede hoteleira vem crescendo de uns tempos para cá, logo, existem várias opções muito confortáveis e agradáveis de hotéis e até hostels para escolher na região.
Uma sugestão nossa é o Margosa Hotel, que além de super confortável é muito bem localizado. Para quem quer economizar o máximo possível na viagem, uma ótima alternativa é o Old Jaffa Hostel, que é considerado uma das melhores opções de hostel da região.
3. Jerusalém – a cidade sagrada
Se você tem o intuito de fazer uma viagem focada na espiritualidade, na história e na cultura, ter Jerusalém na sua lista de destinos é quase obrigatório. A cidade é considerada a mais sagrada no Judaísmo e é a capital de Israel.
Prepare-se para visitar a chamada Terra Santa com a mente aberta para novas experiências. Deixando a questão de religiões um pouco de lado, Jerusalém é quase um museu a céu aberto que precisa ser conhecido e explorado pelos viajantes.
O que fazer em Jerusalém
Vale a pena dizer que Jerusalém é dividida em duas partes: Cidade Antiga e Cidade Nova. Na Cidade Antiga é onde você vai poder visitar os pontos mais famosos e religiosos de toda a região, como o Muro das Lamentações, Via Sacra e o Santo Sepulcro, por exemplo.
Já na Cidade Nova, é para curtir da boa gastronomia e aproveitar para conhecer o Museu do Holocausto e o Museu de Israel que são super famosos e importantes no roteiro de alguém que escolhe visitar Jerusalém.
Onde ficar em Jerusalém
Vale a pena fazer uma busca bem mais detalhada sobre hospedagens em Jerusalém. O ideal é ficar perto da maioria dos pontos mais turísticos para você não ter complicações de locomoção na hora de realizar as visitas. Mas ao mesmo tempo, Jerusalém tem os preços considerados altos, logo, o mais recomendado é se sentar e pesquisar a fundo as melhores opções.
Para te ajudar nós fizemos o post Onde ficar em Jerusalém: melhores hotéis e regiões para se hospedar explicando todos os detalhes sobre hospedagem na cidade, além de muitas dicas de hotéis para você escolher o que melhor combina com a sua viagem.
4. Safed – um lugar místico
A antiga cidade de Safed já começa com os seus mistérios pelo nome, já que ela pode ser chamada de várias formas: Safed, Zefat, Tzfat, entre outros. Ela é considerada uma das “Quatro Cidades Sagradas do Judaísmo” e para quem não sabe, não há lugar no mundo mais especial para os cabalistas também.
Foi em Safed que um grupo de sábios decidiu se estabelecer no século 16, após a expulsão dos judeus da Espanha durante a Inquisição. Logo, ela é um lugar rico em história, cultura, misticismo e espiritualidade. Um destino diferente e que vale muito a pena de ser visitado.
O que fazer em Safed
A cidade é maravilhosa para se fazer passeios pelas ruas, ruelas, observar os muros e paredes cheios de significados incríveis. O que é muito legal de se fazer por lá é passear pelas ruas e descobrir lojas de velas, cerâmica, pintura, artigos de decoração como as Árvores da Vida e até mesmo joias.
Outra coisa que você não pode deixar de fazer por lá é circular pelas vielas de paredes brancas, onde estão localizadas diversas galerias de arte e ateliês com aquarela e muito mais.
Onde ficar em Safed
Se hospedar em Safed é fácil e não requer muita pesquisa que nem em outras cidades já citadas aqui. O centro histórico é repleto de opções boas e atraentes para qualquer turista. Um lugar que recomendamos é o Ruth Safed Hotel, que é bem avaliado, bem localizado e super confortável.
Mas se você optar por algo mais sofisticado e luxuoso, tem o The Way Inn Boutique Hotel como alternativa.
Aproveite para ler também: O que fazer em Israel: 15 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro
5. Galileia – e o mar sagrado
Galileia é uma grande região localizada no norte de Israel e situada entre o Mar Mediterrâneo, o lago de Tiberíades e o vale de Jezreele. Galileia é famosa pelo Mar da Galileia, onde segundo a Bíblia, Jesus andou sobre as águas.
Mas além do mar, a região abriga alguns dos mais de 300 vinhedos de Israel e é também onde estão localizadas belas aldeias, municípios e cidades, como Nazaré e Carmiel.
O que fazer em Galileia
O clássico e mais tradicional passeio pela região é conhecer o Mar da Galileia. Molhar os pés, realizar passeios de barco, seja como for, a sensação de estar num lugar tão sagrado e tão histórico, é emocionante. A energia do lugar contagia e quando você vê, está encantado com tudo.
Mas aproveite a passagem pela região e busque também sair do óbvio. Como dissemos, a Galileia tem vários vinhedos para conhecer e muitas montanhas, aldeias e municípios por perto que dão o grande toque especial na viagem.
Onde ficar na Galileia
O ideal na hora de procurar hospedagem é ficar em uma das cidadezinhas da região, como Tiberíades, por exemplo. Mas também há outras cidades que vale a pena a busca por hotéis, já que existem diversas opções para todos os gostos. Algumas boas cidades para se hospedar são: Had Nes, Ein Gev e Kinneret.
6. Haifa – a cidade portuária
Haifa fica localizada no norte de Israel, na Costa Mediterrânea e é um daqueles destinos que merecem destaque total pela beleza e pela bagagem histórica que carrega. Ela também é a terceira maior cidade de Israel.
Haifa é dona de paisagens deslumbrantes e de muita diversidade de cenários, como bairros modernos, outros antigos, montanha, mar, igrejas e mesquitas e muito mais. Ou seja, dá para fazer de tudo um pouco na cidade de Haifa.
O que fazer em Haifa
Os locais mais conhecidos de Haifa são os terraços lindamente arranjados dos Jardins Bahá’í, que é um excelente lugar para fotografar pela beleza das flores. A Rua Ben Gurion também é muito conhecida por ser a Colônia Alemã e ter várias lojinhas e restaurantes charmosos. O melhor é que a Rua Ben Gurion fica localiza bem abaixo dos Jardins de Bahá’í.
Outro ponto que vale bastante conhecer é o porto de Haifa que é o maior de Israel. Por ser uma zona portuária com muito movimento, durante o dia ele fica aberto para visitação.
Não deixe de conferir o post O que fazer em Haifa: principais atrações + guia completo para mais dicas
Onde ficar em Haifa
O ideal é ficar hospedado na Rua Ben Gurion, justamente pela localização ser uma das melhores. Lá, você fica perto dos locais mais visitados da cidade. Algumas opções que sugerimos são o Templers Boutique Hotel ou o Haifa Bay View Hotel. E se você estiver procurando por algo mais em conta, o Al Yakhour Hostel é bem recomendado.
7. Mar Morto – o destino mais exótico
É muito provável que o Mar Morto esteja na sua lista de lugares para conhecer em Israel desde o início. E de fato, ele é um dos lugares mais famosos e exóticos do mundo pelas suas águas que fazem flutuar e que todo viajante curioso quer experimentar.
Para quem não sabe, a graça de entrar no Mar Morto é boiar sem fazer esforço algum e isso acontece devido a alta concentração de sal que existe no local, que é 10 vezes maior do que nos oceanos. Mas se engana quem pensa que o único passeio possível pela região, é o mar.
O que fazer no Mar Morto
Sabemos que o passeio mais requisitado é boiar no Mar Morto, mas vale a pena ressaltar que essa não é a única possibilidade de passeio pela região e quem tiver interesse pode alugar um carro para circular com mais facilidade.
Uma parada bem legal de fazer é conhecer o Ein Gedi que é um Jardim Botânico no meio do deserto, parece até uma miragem de tão lindo e impressionante. E para saber mais detalhadamente desse e de outros passeios pela região do Mar Morto, fizemos o post O que fazer no Mar Morto: 4 passeios imperdíveis para você não deixar de conhecer nenhum cantinho.
Onde ficar no Mar Morto
Você consegue encontrar com facilidade bons hotéis e de todos os tipos de gostos e de orçamentos. Se estiver procurando por algo mais luxuoso e sofisticado, o Milos Hotel Dead Sea é uma excelente opção para você.
O hotel em que ficamos e adoramos o serviço foi o Isrotel Spa Hotel Dead Sea, que tem um custo benefício bem melhor do que o anterior. Agora, se você quiser um lugar mais em conta ainda, mas que não deixe de ser bom e confortável, o Hotel Crowne Plaza Dead Sea é ótimo para isso.
Aproveite para ler também: Mar Morto Israel: o MELHOR guia para a sua viagem
Dica extra para viajar para Israel
Não deixe de verificar requisitos básicos para viajar para o país e serviços essenciais principalmente para quem vai viajar para um lugar tão distante e diferente como é Israel.
Recomendamos que você leia o post Seguro viagem Israel: É obrigatório? Quanto custa? Qual é o melhor? antes de continuar o seu planejamento para viajar para lá. Não tem nada melhor do que viver as nossas aventuras de forma segura e tranquila!
E aí? Curtiu as nossas dicas de o que conhecer em Israel? Qual desses 7 lugares incríveis você vai incluir no seu roteiro? Já conseguiu decidir? Não deixe de nos contar depois como foi a sua experiência viajando para Israel lá no nosso Instagram @maladeaventuras. Aproveite também para dar uma olhada no nosso Pinterest e vá viajar cheio de inspirações de fotos para tirar!