Monte Alegre do Sul (SP) é ideal para fim de semana no campo

Estância hidromineral é uma das mais belas do Vale do Camanducaia e excelente destino para um agradável fim de semana no campo

06/05/2023 21:00

Procurando um destino diferente para conhecer? A nossa dica é a estância hidromineral de Monte Alegre do Sul, no interior de São Paulo.

Impossível não se encantar por essa pequena cidade de 7 mil habitantes, na maioria descendentes de italianos, que está localizada no Vale do Camanducaia e que faz parte dos 11 municípios do grupo do Circuito das Águas paulista.

Pórtico de entrada da estância hidromineral de Monte Alegre do Sul
Pórtico de entrada da estância hidromineral de Monte Alegre do Sul - Caio Araújo/Prefeitura de Monte Alegre do Sul

Monte Alegre do Sul uma cidade normalmente pacata e com muitos atrativos ligados à natureza.
Para quem mora na Grande São Paulo, chegar até Monte Alegre do Sul é relativamente fácil.

A distância não é muito longa (140 km da capital). Portanto, é perfeitamente possível trocar a agitação por um relaxante final de semana no campo.

Trem da extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
Trem da extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro - Divulgação

O acesso pode ser feito pelas vias Fernão Dias, Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro. A cidade fica próxima de outros municípios também classificados como estâncias hidrominerais como Amparo, Serra Negra e Socorro.

Monte Alegre do Sul e suas águas medicinais

Cercada pelas belas paisagens de serras, entre as quais a Serra de Caraguatá, e próximo das margens do Rio Camanducaia, a cidade tem entre as suas atrações turísticas a qualidade de suas águas medicinais.

Fonte da Índia, uma das dezenas que ficam no centro de Monte Alegre do Sul
Fonte da Índia, uma das dezenas que ficam no centro de Monte Alegre do Sul - Caio Araújo/Prefeitura de Monte Alegre do Sul

Das muitas fontes, dez ficam em pleno centro. Há ainda o Balneário Municipal, que oferece banhos de espuma e imersão, hidromassagem, ducha escocesa e circular e saunas úmida e seca.

Uma das fontes de água mais procuradas é a Fonte Bom Jesus, devido às propriedades medicinais de suas águas indicadas para a cura de diversas doenças como enfermidades de pele, artrose e artrite.

A Fonte Bom Jesus é uma das mais procuradas pelos turistas em Monte Alegre do Sul
A Fonte Bom Jesus é uma das mais procuradas pelos turistas em Monte Alegre do Sul - Caio Araújo/Prefeitura de Monte Alegre do Sul

O Centro da Cidade tem como ponto forte a arquitetura dos casarios. Monte Alegre do Sul, foi fundada no início de 1.900. Um de seus patrimônios é o Santuário do Senhor Bom jesus, inaugurado em 1919, próximo de onde é celebrada a festa do padroeiro da cidade, todos os anos, em agosto.

Outra atração turística é a Cachoeira da Andorinhas. Com a sua queda d’água de dez metros, é uma das mais procuradas do Rio Camanducaia. O espetáculo fica ainda mais bonito com a revoada das andorinhas, que no inverno ocorre no final da tarde e no verão à noite.

A produção de cachaça é uma das atividades econômicas da cidade, que tem mais de 20 alambiques. Monte Alegre do Sul também é conhecida pelas culturas de café e morango.

Cidade também é famosa pela produção de cachaça artesanal
Cidade também é famosa pela produção de cachaça artesanal - Divulgação

Na antiga Fazenda Experimental foram plantadas as primeiras mudas de morango. Com área de 351,7 hectares é a atual sede da Polo Regional Leste da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), ligada ao governo do estado.