O que fazer em SP no feriado da Consciência Negra

Data celebra Zumbi dos Palmares, um dos símbolos da resistência à escravidão

04/11/2025 23:00

Planejando passar o feriado da Consciência Negra (20/11) com a família em São Paulo? A capital paulista oferece uma programação especial que convida moradores e visitantes a mergulharem na riqueza da cultura afro-brasileira.

Com o clima ameno da primavera e uma agenda repleta de atividades, a data é uma oportunidade de viver a cidade sob um olhar mais atento à diversidade, à história e às expressões artísticas que moldam sua identidade.

Parque do Ibirapuera é sempre uma opção de passeio para turistas que vistam a capital paulista
Parque do Ibirapuera é sempre uma opção de passeio para turistas que vistam a capital paulista - Ken Chu/Expressão Studio/Divulgação

A data, que homenageia Zumbi dos Palmares e simboliza a luta contra o racismo e pela igualdade, ganha cada vez mais força como marco cultural. Em São Paulo, ela se transforma em uma jornada urbana que revela histórias invisibilizadas, sabores ancestrais e manifestações artísticas que resistem e se reinventam. É o momento de ocupar os espaços públicos com consciência, celebração e respeito.

O Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, localizado no Parque Ibirapuera, traz exposições especiais sobre artistas afrodescendentes contemporâneos. Outra dica é visitar a Região da Liberdade, onde o multiculturalismo se manifesta de forma vibrante: conhecido por ser reduto da cultura asiática, o bairro também carrega monumentos em homenagem à história negra, como a Capela dos Aflitos e a Estátua de Madrinha Eunice.

Capela Nossa Senhora dos Aflitos, no bairro da Liberdade, centro de SP
Capela Nossa Senhora dos Aflitos, no bairro da Liberdade, centro de SP - Felipe Benicio

A Capela dos Aflitos foi construída em 1749, dentro do Cemitério dos Aflitos, inaugurado quatro anos antes, em 1775. Nele eram sepultadas pessoas de negros e indígenas escravizados condenados à morte, que eram executados ou enforcados no Largo da Forca, atual Praça da Liberdade.

Ao ar livre: parques e mirantes

Para quem quer aproveitar o feriado ao ar livre, São Paulo oferece uma grande variedade de áreas verdes. O Parque do Ibirapuera, na zona sul, é um clássico para caminhadas e piqueniques, com seus museus e lagos cercados por jardins.

O Parque da Independência, no Ipiranga, combina história e natureza com seus belíssimos jardins e o acervo completo do Museu do Ipiranga, que passou por reforma e foi reaberto recentemente.

Fachada do imponente Museu do Ipiranga
Fachada do imponente Museu do Ipiranga - Pixabay

Quem quiser fugir do agito pode explorar o Jardim Botânico, na zona sul, com suas trilhas e orquidário, ou subir até o Pico do Jaraguá, na zona norte, o ponto mais alto da cidade, que oferece uma das vistas mais espetaculares da metrópole.

Gastronomia para todos os paladares

São Paulo é também um convite à mesa. O Mocotó, na Vila Medeiros, é referência em sabores nordestinos, enquanto o Casa de Ieda, em Pinheiros, apresenta receitas de raiz com tempero afetivo. Já quem busca alta gastronomia pode reservar uma experiência no Maní ou no Tanit, ambos reconhecidos pela criatividade de seus chefs. Para um clima mais descontraído, o Mercado Municipal é parada obrigatória. Ali, é possível saborear de um sanduíche de mortadela a deliciosos pratos com bacalhau.

Onde se hospedar

Localizado no icônico bairro da Liberdade, o Nikkey Palace Hotel é uma excelente opção de estadia. Além do fácil acesso às principais atrações da cidade, o hotel oferece um renomado restaurante de culinária oriental, garantindo uma experiência gastronômica diferenciada, além de spa, cafeteria e uma sala de jogos com equipamentos de última geração. Os quartos são bem equipados e o atendimento é de alta qualidade.

Outra opção é o Summit Suites Hotel Paulista, próximo à Avenida Paulista e à 23 de Maio, duas das principais vias da cidade, que possui fácil acesso a diferentes pontos turísticos, além de oferecer uma ótima vista da grande metrópole a partir dos quartos mais altos. Com acomodações confortáveis, oferece café da manhã e serviços que garantem uma estadia tranquila e confortável.

WZ Hotel Jardins tem localização estratégica, próximo ao metrô e da Avenida Paulista
WZ Hotel Jardins tem localização estratégica, próximo ao metrô e da Avenida Paulista - Divulgação

Para quem quer aproveitar o feriado para passear por São Paulo, o WZ Hotel Jardins oferece uma localização estratégica, a poucos metros da estação Oscar Freire do metrô (Linha 4 – Amarela), o que facilita o deslocamento pela metrópole. Além disso, o hotel está em uma região repleta de lojas, boa gastronomia e atrações culturais.

Para a comodidade dos hóspedes,  conta com quartos bem equipados, o 955 Restaurante, bar, Wi-Fi gratuito e estacionamento no local. O hotel também tem como característica o design contemporâneo e os cenários instagramáveis, tanto nos espaços internos quanto em sua icônica fachada colorida que se ilumina à noite.