O que fazer no Alentejo, a região mais autêntica de Portugal
Seus pequenos vilarejos e municípios remetem aos contos de fadas, alguns são Patrimônio Cultural da Humanidade
Com paisagens impressionantes, o Alentejo encanta por suas belezas naturais diversas, como praias de areia dourada, natureza exuberante e lagos magníficos.
A maior região de Portugal, possui pouco mais de 500 mil habitantes distribuídos por seus 27 mil km², que o torna paraíso ideal para fugir do agito urbano e aproveitar a vida em seu próprio ritmo.
Seus pequenos vilarejos e municípios remetem aos contos de fadas, alguns nomeados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, como Elvas, ao norte da região. Por sua localização, a dinastia portuguesa investiu em edificações militares e, atualmente, essa é a maior fortificação abaluartada do mundo, com uma estrutura defensiva em forma de estrela com um perímetro de cerca de 10 km e muralhas islâmicas e medievais.
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
Évora, a maior cidade alentejana, surpreende pelos resquícios das diferentes civilizações que marcam sua arquitetura e riqueza cultural, como a sinistra Capela dos Ossos, herança dos reinados de D. João 2º e D. Manuel 1º.
Construções da época da ocupação romana, igrejas e castelos medievais e ruínas pré-históricas estão por todos os lados, além de hotéis luxuosos que dão nova vida a conventos e castelos da Idade Média e locais únicos que preenchem a lista de atrações de lugares como Reguengos de Monsaraz, Portalegre, Marvão e Beja.
Vinho e gastronomia
O Alentejo é ainda a meca dos apaixonados por vinhos e gastronomia. A oferta enoturística é vasta e com opções espalhadas por todo o destino. É possível conhecer o processo de produção dos premiados vinhos alentejanos, aprender mais sobre eles e degustá-los em alguma das vinícolas da Rota do Vinho.
Além das adegas, as charmosas herdades oferecem experiências completas em hospedagens e inúmeras atividades rurais típicas.
O litoral tem algumas das melhores praias do continente europeu, muitas delas perfeitas para a prática de esportes náuticos, outras ideais para um dia em família e um bom banho de sol.
Já a gastronomia é um atrativo à parte. Os saborosos pratos são baseados em carne de cordeiro, porco alentejano e lebre, além de peixes e frutos do mar, com temperos como coentro, orégano, salsa e tomilho, sempre acompanhados pelo pão tradicional da região.
O artesanato é uma recordação perfeita para levar para casa, e cada vila ou cidade tem um ofício mais característico, como tapetes e mantas feitos de lã de ovelhas, artigos em cortiça e couro ou peças de vestuário tradicionais.
Alentejo, onde os dias passam mais devagar
Os alentejanos são receptivas e não se preocupam com a passagem do tempo, porque, afinal, ele também é autêntico no Alentejo: ali, os dias passam mais devagar, para que possam ser apreciados por completo, desde um lindo nascer do sol até o momento em que ele se põe.
Informações gerais
Moeda ⇒ assim como no restante de Portugal, o Alentejo utiliza o Euro como moeda corrente. É possível trocar dinheiro em bancos e casas de câmbio e cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos.
Fuso horário ⇒ a região está no fuso GMT +1. A diferença de horário entre o Brasil e o Alentejo varia de acordo com o horário de verão de cada país.
Clima ⇒ o clima é temperado, com verões quentes e secos e invernos frios e úmidos. Primavera e outono registram temperaturas amenas e pouca amplitude térmica.
Visto ⇒ brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal. Com um carimbo no passaporte, você pode circular por até 90 dias por toda a União Europeia, e é possível renovar a permissão por mais 90 dias.
Aeroporto ⇒ a principal porta de entrada para Portugal é a capital, Lisboa. De lá, são apenas 132 km até o coração do Alentejo, a cidade de Évora.
Transportes há serviços de táxi em quase todas as localidades e é possível verificar os horários e itinerários do transporte público nos seguintes sites: www.rede-expressos.pt, www.cp.pt e www.rodalentejo.pt. Circular de carro é muito fácil, e algumas estradas possuem pedágio. As rodovias municipais são o melhor caminho para observar a paisagem e encontrar patrimônios culturais mais escondidos; visitantes em bicicleta devem observar que só há ciclovias em pequenos trechos dos centros urbanos.
Voltagem padrão ⇒ 220V
Tipo de tomada elétrica ⇒ tipo F
Telefones úteis ⇒ Número Nacional de Socorro: 112; Cruz Vermelha Portuguesa: 21 391 39 33 / 21 940 49 90 (Urgência) / 21 771 40 00 (Hospital); Linha de Apoio ao Turista: 800 200 084 – Turismo do Alentejo: 284 313 540; Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo: 269 498 680
Telefonia ⇒ as três redes telefônicas de Portugal (Vodafone, MEO, Optimus) mantêm acordos de roaming com a maioria das companhias internacionais, garantindo uma boa cobertura dentro do país. Confira as condições e tarifas diretamente com a sua companhia telefônica.
Comércio tradicional ⇒ o funcionamento das lojas no Alentejo é das 9h/9h30 às 19h/19h30, nos dias úteis e das 9h/9h30 às 13h/13h30, aos sábados. Alguns estabelecimentos podem fechar para o almoço.
Bancos ⇒ estão abertos das 8h30 às 15h, apenas nos dias úteis.
Gorjeta ⇒ o serviço está incluído na conta dos restaurantes, mas é habitual deixar uma gorjeta de 5 a 10% sobre o preço total da refeição. As gorjetas também são comuns nos táxis, de 5 a 10% que geralmente significam o arredondamento do valor a pagar.
Fumantes ⇒ assim como no Brasil, é proibido fumar em recintos públicos fechados em Portugal.