O que há de novo em Lisboa neste outono?
Uma viagem pela arte, gastronomia e bem-estar na capital portuguesa
Lisboa é daqueles destinos ideais para viajar em qualquer época do ano. Em cada estação, o viajante terá uma experiência única. No entanto, o outono pode ser uma escolha encantadora para quem quer explorar a cidade com temperaturas amenas e um ambiente mais tranquilo.
Nesse período, que vai de setembro a dezembro, a capital portuguesa revela uma nova paleta de cores nas árvores, principalmente em parques e jardins, como o belíssimo Jardim da Estrela e o Parque Eduardo 7º, proporcionando cenários perfeitos para caminhadas.
O clima no outono lisboeta é ameno, com temperaturas variando entre 15 e 25 graus, o que permite passeios agradáveis sem o calor do verão. As atrações, como o Castelo de São Jorge, o Mosteiro dos Jerónimos e o bairro histórico de Alfama, ficam menos movimentadas. Além disso, o pôr do sol no outono em Lisboa é um espetáculo à parte, com tons alaranjados que banham a cidade e refletem no Rio Tejo.
- 5 parques aquáticos em SP que você não pode deixar de conhecer
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- 6 coisas imperdíveis para fazer em Madri no outono
O que há de novo em Lisboa neste outono?
Neste outono, Lisboa está repleta de novas atrações e experiências que mostram sua mistura de tradição e inovação. A crescente cena gastronômica da cidade continua a impressionar, com novos restaurantes focados na cozinha portuguesa contemporânea e estabelecimentos da moda lançando novos menus com ingredientes sazonais.
Os entusiastas da arte podem explorar novas galerias e exposições que apresentam artistas portugueses e internacionais. Confira o que há de novo em Lisboa neste outono:
Novas exposições e galerias
O MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) apresenta uma programação contemporânea, incluindo a “Black Ancient Futures”. A exposição reúne obras de artistas da vasta diáspora africana que, através de diversas linguagens, propõem um conjunto de narrativas e paisagens alternativas ao panorama dominante das artes contemporâneas.
A potencialidade alternativa das obras convocadas para esta exposição permite especular sobre a possibilidade de um universo de espaços utópicos favorável a mudanças de pontos de vista, tanto sobre a justiça racial e histórica como sobre a hierarquia e geografia da criação contemporâneas. A exposição conta com obras dos artistas brasileiros Jota Mombaça e Gabriel Massa.
A Kubikgallery é uma galeria de arte contemporânea com origem no Porto, e este mês expandiu a sua atuação para Lisboa pela primeira vez, instalando-se na área do Beato, um dos polos culturais em ascensão na capital.
O espaço é dedicado à promoção de artistas emergentes e estabelecidos, tanto portugueses quanto internacionais, com foco em práticas contemporâneas e multidisciplinares, incluindo pintura, escultura, fotografia e instalações. Esta nova fase inicia-se com a exposição coletiva “Ação à Distância”.
As obras reunidas formam um circuito pelo qual transitam manifestações de 14 diferentes artistas, cada qual munido de um singular universo poético.
Novidades gastronômicas
A Zara by Castro é uma novidade única em Lisboa, situada na maior loja da Zara em Portugal. Esse espaço combina moda e gastronomia ao integrar uma cafetaria em parceria com o famoso pastéis de nata Castro.
O conceito oferece uma experiência completa, permitindo que os clientes aproveitem as compras enquanto desfrutam dos famosos pastéis de nata, além de opções de bebidas como cappuccinos, chocolates quentes e matcha lattes.
Provar um Vinho do Porto com mais de 120 anos é uma experiência notável, que agora pode ser vivida no Rocco, com uma rara coleção de Vinhos do Porto do século 19 lançada pela Van Zellers & Co.
A proposta é altamente exclusiva, limitada a 75 conjuntos que contêm três vinhos, em garrafas marcadas com um colar em prata da Leitão & Irmão (antigo joalheiro oficial da coroa portuguesa, fundada no século 19), e acompanhadas por um decanter de cristal, também ele uma peça única Vista Alegre.
O badalado restaurante Cervejaria Liberdade, especializado em mariscos frescos e pratos portugueses de alta qualidade, localizado na Avenida Liberdade acabou de renovar seu menu para o outono com novos pratos como rissol de carabineiro, carpaccio de bacalhau frescos e peixinhos da horta.
O menu ainda inclui outras novidades de prato principal como a massinha de garoupa, polvo assado com xerém de tomate, couve galega e azeite de chouriço.
Para a nova carta de sobremesas, está disponível uma nova seleção de “sobremesas de conforto” que evocam memórias familiares. Destaque para a icônica tarte de maçã, e para outras opções como mousse de chocolate 70%, leite crema e o doce da cCasa, que se trata de um conceito muito português. Cada restaurante/tasca tem a sua interpretação deste doce.
Onde se hospedar em Lisboa?
Todas as grandes capitais possuem seus tradicionais hotéis de luxo. Seja o Copacabana Palace no Rio ou The Ritz em Paris. No caso de Lisboa, a capital portuguesa, a grande dama dos hotéis de luxo é o Tivoli Avenida Liberdade.
Repleto de história, este hotel clássico abriu as suas portas em 1933 e tornou-se o hotel de luxo preferido de celebridades, dignitários, artistas e viajantes de todo o mundo. Localizado na Avenida da Liberdade, uma bela avenida arborizada inspirada nos Champs-Élysées de Paris, o hotel conta com um total de 285 suítes e quartos de luxo.
Neste outono o Anantara Spa traz um novo tratamento de assinatura em homenagem à atriz portuguesa Beatriz Costa, que viveu no hotel mais de 30 anos. Evocando a figura da aclamada artista e sua rotina de beleza, este tratamento inclui um ritual de banho para os pés, uma esfoliação corporal em pó de arroz e uma massagem relaxante com óleos essenciais de jasmim e flor de laranjeira.