Veja o que você precisa saber para se mudar para o Canadá

Destino preferido dos jovens brasileiros para fazer intercâmbio, o Canadá também desperta o sonho de quem quer morar fora do Brasil. De acordo com o governo canadense, 1.358 brasileiros imigraram para o país em 2016.

Além da moeda –o dólar canadense é mais barato que o americano–, o fator segurança e a qualidade de vida são outros atrativos. O Canadá é considerado um dos cinco melhores países do mundo para se vive, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Além de levantar todos os documentos solicitados pelo governo do Canadá, é preciso planejar antecipadamente a solicitação do visto canadense
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Além de levantar todos os documentos solicitados pelo governo do Canadá, é preciso planejar antecipadamente a solicitação do visto canadense

Como se esses atrativos não bastassem, o governo canadense costuma incentivar estrangeiros a imigrarem para o país e povoarem regiões prioritárias, já que a população está envelhecendo.

Como incentivo extra, o governo canadense sempre realiza esforços e promove iniciativas para levar profissionais estrangeiros para o país e –boa notícia!– os cidadãos brasileiros estão entre seus alvos preferidos! Assim fica ainda mais fácil, não é?

O programa mais procurado pelos brasileiros que buscam tentar a sorte no país é o Express Entry. Nele, o candidato cadastra um perfil no sistema, e, de acordo com o nível de inglês, formação acadêmica, experiência profissional e idade, o sistema estipula o programa mais indicado.

A partir daí, ele receberá um código para preencher um formulário e se cadastrar no banco de dados daquele programa. Caso não seja considerado elegível, o candidato poderá se encaixar em outro programa ou tentar novamente depois de ter melhorado sua nota no teste de aptidão ou ter vivido alguma experiência acadêmica ou profissional no Canadá.

Neste link você encontra todos os documentos e procedimentos necessários para solicitar a cidadania.

Onde conseguir emprego no Canadá?

O país procura profissionais de diversas áreas. Porém, devido à carência de mão-de-obra, alguns setores se destacam entre os demais. Veja se você se encaixa em alguma dessas oportunidades:

Tecnologia da Informação

Os profissionais desta área são os mais procurados, recebendo entre 27 e 40 dólares canadenses por hora. São engenheiros da computação, graduados em ciência da computação, designers, programadores, desenvolvedores web, além de outras carreiras relacionadas.

Profissionais da construção civil

O setor da construção civil está em franca expansão no Canadá, que absorve muitos profissionais. Para engenheiros trabalharem no país, é necessário conseguir aprovação no conselho profissional local e validarem seus estudos. Há vagas, também, para técnicos na área, com salários que variam entre 28 e 34 dólares canadenses por hora.

Área administrativa e financeira

Em um país que é referência por sua economia sólida, os profissionais da área têm mercado praticamente garantido. Com salários entre 21 e 26 dólares canadenses por hora, a procura por analistas financeiros e de investimentos, consultores em desenvolvimento econômico e gestão empresarial, além de marketing e recursos humanos, é muito grande.

Produção aeroespacial

O setor aeroespacial encontra na região de Québec uma das cinco regiões do mundo com mais oportunidades. Ótima notícia para os engenheiros espaciais e técnicos de construção aeronáutica e de manutenção de aeronaves, que podem receber de 28 a 35 dólares canadenses por hora.

Área biológica

Empresas, indústrias farmacêuticas e diversas redes e grupos de pesquisa oferecem de 21 a 31 dólares canadenses por hora a graduados em engenharia biomédica, biologia, engenharia de bioprocessos e biotecnologia, além de técnicos e tecnólogos em produção farmacêutica e química.

Há muitas outras áreas de oportunidades no Canadá, especialmente entre os graduados nos diversos tipos de engenharia. Todas elas são muito atraentes pela experiência, qualidade de vida e retorno financeiro que proporcionam.

Com informações da Veja, Hypeness, DPB Intercâmbio e governo canadense