O Urso e Oppenheimer inspiram roteiros de viagem pelos EUA
Filmes, séries e drinques inspiram atrações em Nova York, Los Angeles, Chicago e Los Alamos
“E o Oscar vai para…” A temporada de premiações chegou e trouxe luz às produções mais recentes do cinema e da TV, como “Oppenheimer” e “O Urso“. Além de serem os favoritos do público a da crítica, elas possuem algo em comum: todas foram gravadas em diferentes cidades dos Estados Unidos.
Se você é daqueles viajantes que se inspira em filmes, séries de TV ou em um personagem para planejar as férias, também podem conhecer um destino por meio de um importante aspecto cultural: drinques clássicos locais.
Uma das mais populares e premiada como a melhor série de comédia no Globo de Ouro e no Emmy, “O Urso” cativou a atenção do público com a história de um jovem chef que herda o restaurante do irmão e tenta transformá-lo em um grande negócio.
- Liverpool x Leicester: aproveite a odd 4.00 para Salah marcar primeiro
- Ande esta quantidade de passos por dia e diminua o risco de morte precoce
- Exposição ‘Presépios de Hilda Breda’ está disponível até 11/01 em São Bernardo
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
A trama se passa em Chicago, conhecida como a cidade dos ventos, e é baseada em uma história real –o restaurante que inspirou o enredo está localizado em River North.
Além das atrações mais clássicas de Chicago, como o Millenium Park e o Art Institute of Chicago, os fãs da série também podem incluir o Alice’s Lounge no roteiro, uma das locações da série e eleito como um dos melhores estabelecimentos da cidade pelo jornal “Chicago Reader”.
Para uma experiência completa, os visitantes ainda podem pedir o drinque clássico da cidade, o Chicago Fizz.
Oppenheimer
Sucesso de bilheterias –e memes– em 2023, Oppenheimer tem diferentes cidades americanas como cenário.
Los Alamos, no entanto, foi o principal local de filmagem para mostrar o desenvolvimento do Projeto Manhattan e as cenas de explosões teste foram feitas em Santa Fé, ambas no Novo México.
É possível fazer um tour nas locações para ver de perto onde o filme foi rodado e conhecer os principais pontos de Santa Fé, como o centro histórico e o Museu Georgia O’Keeffe.
A cidade oferece uma variedade de experiências culturais e visitantes não podem deixar de ir em um bar local para provar o Chimayó, drinque clássico do Novo México.
Drinques clássicos inspiram roteiros
Clássicos ou atuais, os Estados Unidos são cenário das histórias e personagens mais famosos da indústria cinematográfica e, muitas vezes, eles já vêm acompanhados por um drinque clássico americano.
Já viu uma série ou filme em que o personagem principal toma sempre o mesmo drinque? Às vezes, a bebida é tão marcante em cena que se torna sinônimo da cidade em que a história se passa.
É o caso do Cosmopolitan, em “Sex and The City”. Dizem que Nova York é a quinta personagem da série, mas pode-se argumentar que essa posição é a do drinque que acompanhou as quatro protagonistas ao longo das últimas décadas.
A bebida se tornou popular globalmente após virar a preferida da protagonista Carrie Bradshaw.
Nova York, por sua vez, não deixa de ter um papel central na série e existem diversos passeios turísticos que convidam o visitante a experimentar a cidade como uma personagem.
A cidade também se tornou sinônimo do drinque, o Old Fashioned ficou conhecido após o sucesso de “Mad Men”, e a clássica bebida Manhattan –associada à Marilyn Monroe– foi nomeada em homenagem a um distrito de Nova York.
Los Angeles e o ‘White Russian’
Com o cenário em uma outra costa do país, o filme “O Grande Lebowski” foi responsável por trazer reconhecimento ao White Russian (que apesar do que o nome indica, foi criado nos EUA).
A história gira em torno do personagem de Jeff Bridges, descrito como o homem mais preguiçoso de Los Angeles, que está sempre com o drinque na mão.
O White Russian, desde o lançamento do filme em 1998, se tornou sinônimo do filme e, por quase duas décadas, os fãs realizaram o “Lebowski Fest”, que incluía uma reexibição do filme com direito aos comes e bebes clássicos da história.
Para aqueles que desejam conhecer a Los Angeles do “O Grande Lebowski”, não deixe de tomar o drinque em um bar local e visitar pontos clássicos da cidade, como o Observatório Griffith, a famosa Rodeo Drive ou o Highland Park Bowling, uma das pistas de boliche mais icônicas dos Estados Unidos.
Elvis Presley e o Mai Tai
Uma coisa é certo: não faltam filmes, personagens e drinques icônicos para se inspirar e planejar uma viagem aos Estados Unidos.
Elvis Presley, conhecido como o rei do rock, colocou não apenas o Havaí no mapa como também o drinque Mai Tai. Estrelado pelo astro, o filme “Feitiço Havaiano” conta a história de um soldado que volta para a casa dos pais, em Honolulu, e começa a trabalhar em uma agência de turismo.
Os fãs de Elvis não podem deixar de experimentá-lo à beira mar, de conhecer os parques nacionais e as diferentes belas praias.