Observatório astronômico é opção de passeio no interior de SP
Atividades são gratuitas e incluem visita ao Jardim do Céu na Terra e observação do sol com projeção
Procurando passeio diferente para fazer com as crianças durante às férias? Uma dica é visitar Observatório Astronômico da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, cerca de 200 km da capital paulista.
A atração, que integra o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, oferece tour guiado gratuito com observação de corpos celestes, como o sol, através das lentes do telescópio refrator Grubb, de fabricação irlandesa.
O tour ocorre no Jardim do Céu na Terra e tem duração de 45 minutos. O espaço ao ar livre do observatório dispõe de uma série de dispositivos interativos que exploram conceitos de astronomia. Entre eles, totens do sistema solar em escala simultânea de diâmetros e distâncias, com fotos e informações sobre planetas dispostos ao longo do campus.
O passeio leva os visitantes por uma viagem de mais de 200 milhões de quilômetros pelo sistema planetário, mas que pode ser realizada em menos de 50 metros. A proposta do tour é proporcionar aos visitantes uma visão acurada das reais dimensões do Sol, dos planetas e de suas órbitas.
O Observatório Dietrich Schiel foi inaugurando em abril de 1986, no rastro da decepcionante segunda passagem do cometa Halley pela órbita terrestre –fenômeno que ocorre a cada a cada 76 anos.
Como visitar o observatório astronômico
Para visitar o Observatório Dietrich Schiel é necessário agendar o tou com acnteceedência. As visitas ocorrem três vezes por semana: quintas-feiras, às 9h e às 11h, sextas-feiras, às 14h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h30 às 12h. O público máximo atendido é de 10 pessoas por horário.
O agendamento é feito exclusivamente por telefone. Os horários do agendamento são: de terça a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Telefone: (16) 3373-9191.
O Observatório Dietrich Schiel fica na Avenida Trabalhador São-Carlense, 400 (Campus Área 1), São Carlos (SP).
Com informações do CDCC e do Jornal da USP