Os 5 destinos do Nordeste mais concorridos neste Carnaval
Pesquisa aponta quais foram as cidades mais buscadas pelos foliões em 2019
Carnaval é um dos períodos mais procurados do ano para viagens nacionais, especialmente para destinos do litoral. O buscador de voos Viajala.com.br analisou uma amostragem de cerca de 100 mil buscas com origem em todos os aeroportos brasileiros em datas próximas do Carnaval de 2019 para diagnosticar quais são os destinos do Nordeste mais queridinhos pelos foliões.
Quem pretende viajar para alguma dessas cidades no feriadão e ainda não comprou a passagem, pode preparar o bolso: em cima da hora, acaba-se gastando quase o valor de uma passagem para outros países da América ou até para a Europa. “O preço médio pago pelos brasileiros para viajar para o Nordeste nessas datas chega a passar de R$1.000 – razões como a alta demanda do período e o pouco tempo de antecedência na compra contribuem para isso”, explica Eduardo Martins, diretor nacional do Viajala.
Confira os 5 destinos do Nordeste mais procurados pelos usuários do buscador para o Carnaval deste ano:
- Viaje pelo Nordeste: 5 lugares que parecem de cinema e nem todo mundo conhece
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
Fortaleza, com 7,3% das buscas
Com bom custo-benefício, Fortaleza é a capital nordestina com preços médios mais baixos para o Carnaval, saindo do Sudeste, e com opções bem avaliadas e bem localizadas de hospedagem por a partir de R$300,00 a diária, o que agrada os viajantes. O Carnaval de Fortaleza pode não ser tão famoso como outros da região, mas tem bloquinhos de rua e shows nas turísticas Praia do Futuro e Iracema.
Salvador, com 7% das buscas
A cidade que mais bomba no Carnaval nordestino é, sem dúvida, a capital baiana. O Carnaval de Salvador de 2018 cresceu 20% em relação ao ano anterior, com quase 2 milhões de foliões curtindo a “pipoca” (o carnaval de rua, sem acompanhar o trio elétrico) diariamente. Com ocupação hoteleira quase total no período, não espere um carnaval tranquilão: a cidade fica lotada e, por consequência, os serviços ficam mais caros.
Recife, com 5,5% das buscas
Para uma experiência mais folclórica, o carnaval de Recife e de sua vizinha Olinda, pequena cidade colonial com bela vista para o mar, é imbatível. Bairros históricos são o pano de fundo para frevo, maracatu e ritmos africanos, além de, é claro, os bonecões gigantes que atravessam as ladeiras de Olinda, marca registrada do evento na região. Não dá para perder o desfile do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de Carnaval do mundo, e os shows que acontecem no Marco Zero, no centro de Recife.
João Pessoa, com 3,4% das buscas
A capital da Paraíba pode até não ter um carnaval tão concorrido, mas, ainda segundo dados do Viajala, sua procura cresceu 78% entre os brasileiros em 2018, comparada com o ano anterior. Muito buscado por quem quer descansar, João Pessoa tem resorts na beira da praia e um mar azul de dar inveja ao Caribe. No Carnaval, a festa se divide entre a capital e a pequena cidade de Cajazeiras, no Sertão.
Porto Seguro, com 3% das buscas
O Axé Moi, um complexo de barracas com comida, bebida, dança e entretenimento, é uma das principais atrações do carnaval, que acontece na badalada praia de Taperapuã. Porto Seguro é um destino bem animado para quem quer um feriadão na beira da praia, com cara de “Spring break” americano. Se você prefere ter um carnaval mais tranquilo, pode pegar a balsa em direção a Arraial d’Ajuda ou Trancoso, que têm pousadinhas charmosas e gastronomia requintada.