Os aeroportos mais seguros do mundo contra a covid-19
Ranking da Skytrax revela quais são os aeroportos mais atentos aos critérios de saúde de seus passageiros
Aos poucos, as viagens de avião começam a ser retomadas em diversas partes do mundo após quarentena. Dados da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) apontam para um aumento na oferta de voos domésticos na segunda semana de novembro, que deverá alcançar uma média diária semanal de 1.458 voos.
Outro fator que corrobora este otimismo é aumento nas buscas por passagem aéreas para destinos nacionais. No entanto, com todo este movimento, a segurança com a saúde em ambientes comuns, como os aeroportos, se torna alvo de avaliação antes de viajar de avião novamente.
Amplamente conhecido como o Oscar da aviação comercial, o prêmio World Airline Awards, concedido pela Skytrax, é entregue às melhores companhias aéreas do globo, conforme alcançam critérios de excelência. No entanto, durante a pandemia, a organização começou a desenvolver um novo ranking, o covid-19 Airport Rating. Agora, portanto, o foco é outro: premiar os aeroportos em relação à segurança no combate ao novo coronavírus.
- Beber água na garrafa de plástico aumenta a pressão? Veja o que diz a ciência
- 3 destinos incríveis para viajar em março no Brasil e aproveitar muito
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
O sistema de avaliação é composto por estrelas, e a nota máxima é cinco. Edward Plaisted, CEO da Skytrax, explica como está sendo feito o processo: “Estamos visitando fisicamente e inspecionando os aeroportos para determinar o quão efetivos são seus procedimentos para enfrentar a Covid-19”.
O novo sistema de avaliação Skytrax teve início há pouco tempo e os aeroportos avaliados, por enquanto, são europeus, pois os aeroportos da América do Norte e do Sul apenas serão inspecionados a partir de dezembro. Conheça, agora, quais são os aeroportos mais seguros do mundo contra a covid-19.
Aeroporto de Fiumicino (Roma, Itália) – 5 estrelas
O único aeroporto a receber cinco estrelas, por enquanto, é o Fiumicino, em Roma. O principal aeroporto da Itália adotou medidas bastante expressivas para reduzir ao máximo o risco de disseminação do coronavírus em seus ambientes, como equipar seus funcionários com capacetes tecnológicos, que mostram a temperatura dos passageiros que circulam pelo local e ajudam a identificar pessoas que possam ter covid-19.
Além disso, o aeroporto ganhou mais de 200 dispensers de desinfetantes para as mãos e marcações no chão e nos assentos para manter o distanciamento entre os passageiros.
Vale lembrar que a Itália foi o primeiro país da Europa a ser atingido pela covid-19 e tem o segundo maior número de mortos no continente, depois da Reino Unido com 36.543 mortes até o momento, segundo dados oficiais.
Frankfurt, Hamburgo e Düsseldorf (Alemanha) – 4 estrelas
A Alemanha possui três aeroportos com quatro estrelas no ranking da Skytrax: Frankfurt, Hamburgo e Düsseldorf. De maneira geral, os três aeroportos receberam boa avaliação para as estruturas de realização de testes de covid-19.
No entanto, alguns pontos impediram o recebimento da nota máxima, como pouca disponibilidade de desinfetantes para as mãos, poucas marcações de distanciamento no chão e nos assentos, por exemplo.
Heathrow (Londres) – 3 estrelas
Um dos aeroportos mais importantes do mundo, Heathrow, em Londres, recebeu três estrelas no ranking da Skytrax. A organização classificou como baixa a segurança do local, considerando o monitoramento da limpeza em áreas públicas do aeroporto, as marcações para distanciamento dos passageiros e os procedimentos para exigir que os passageiros cumpram o distanciamento social.
Apesar disso, o aeroporto londrino obteve boas notas na disponibilidade de desinfetantes para as mãos, nos procedimentos de aferição de temperatura dos viajantes e na exigência de uso de máscara em todas as suas dependências.