Os melhores destinos para aproveitar em cada mês do ano
Skyscanner indica melhor mês para visitar diferentes lugares em 2017
O planejamento é a etapa primordial para uma viagem perfeita. Uma das dúvidas que surge neste momento é sobre se a data é mesmo a melhor época para visitar o destino escolhido.
O pessoal do site Skyscanner, o buscador mundial de viagens, analisou milhares de destinos e preços e selecionou algumas cidades incríveis para se visitar em cada mês de 2017. Confira abaixo e já comece a planejar a viagem.
Janeiro – Salvador
- Ecoturismo na Argentina: confira as melhores dicas e aproveite paisagens incríveis
- Viaje pelo Nordeste: 5 lugares que parecem de cinema e nem todo mundo conhece
- Black Friday do celular tem iPhone 15 e muitos outros modelos com até 46% OFF
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
Pode ser difícil de acreditar, mas ir à capital baiana em janeiro não sai tão caro quanto se imagina. E, ainda dá tempo de aproveitar esse último fim de semana. O verão está no auge, mas é como se a cidade estivesse guardando energias para o Carnaval, evento que toma conta das ruas em fevereiro.
Assim, dá para desfrutar das atrações do Pelourinho, ver o pôr do sol no Farol da Barra, curtir a boemia no rio Vermelho e, claro, ir à praia. Quem chegar a Salvador em janeiro pode aproveitar para assistir aos ensaios de verão do Carnaval, eventos realizados em diferentes partes da cidade. Normalmente, as segundas-feiras também são recheadas de ensaios de grandes nomes do axé.
Para quem não curte muito praia, a pedida é Brasília, um dos lugares mais práticos para se viajar e programar uma viagem de curta duração. Um ótimo passeio é curtir as atrações em volta do Lago Paranoá.
Fevereiro – Lisboa
Fevereiro é mês de baixa temporada na Europa e de temperaturas congelantes. Contudo, a Península Ibérica, porção mais oriental do continente, onde estão Espanha e Portugal, tem um inverno mais ameno.
Em Lisboa, os termômetros oscilam entre 9ºC e 15ºC, temperatura que mesmo o menos acostumado dos brasileiros é capaz de suportar. Os dias por lá envolvem muita caminhada pelas ruas estreitas da Baixa e da Alfama e visita a igrejas, museus, castelos e miradouros. As noites certamente podem ser aproveitadas no Bairro Alto, onde estão os bares e as casas de fado mais populares da cidade.
Já para quem procura um carnaval animado, colorido, com marchas e desfiles, mas sem aquela grande agitação, o destino é Curaçao, no Caribe. De quebra, o visitante curte toda a magia da festa, com carros alegóricos, fantasias, personagens, rei e rainha, e pode se deliciar nas praias paradisíacas e mar cristalino da ilha.
Março – Maceió
As águas incrivelmente esverdeadas do mar alagoano podem ser muito bem usufruídas em março, último mês antes do período de chuvas. Em Maceió, o ideal é aproveitar as três principais praias urbanas –Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca– para desfrutar de todo o potencial da orla, que inclui uma concorrida feira de artesanato e ótimos quiosques à beira-mar.
Para a mais perfeita combinação de pé na areia e mergulho, prefira praias fora da capital. Praia do Francês, Barra de São Miguel e Carro Quebrado são alguns desses destinos e que cabem perfeitamente como bate-volta a partir da capital alagoana.
Agora se você quer praia, deserto, Mar Morto, badalação 24 horas, conheça Tel Aviv, que de 2015 para 2016, registrou crescimento de 33% nas buscas dos brasileiros no site do Skyscanner. A cidade fica às margens do Mediterrâneo, possui temperatura agradável o ano todo e é bem cosmopolita. O visitante também pode estender sua viagem até Jerusalém, que fica apenas 1h de carro de Tel Aviv. Em março, os lugares, como Museu do Holocausto e o Muro das Lamentações, estão menos movimentados, por não ser um período de comemorações religiosas ou de datas comemorativas.
Abril – Nova York
A verdade é que não existe época ruim para visitar Nova York, já que cada estação do ano revela uma nuance diferente dessa excepcional metrópole. Em abril, início da primavera, a temperatura varia entre 7ºC e 16ºC. É possível conciliar perfeitamente a visita às atrações fechadas, como museus, teatros e prédios icônicos, com as atrações abertas, a exemplo dos parques, pontes, terraços e avenidas. Entusiastas dos esportes podem assistir a uma partida de beisebol ou de basquete, duas modalidades muito populares entre os estadunidenses e que estão em campeonato nessa época do ano.
Outra dica é curtir o outono no Brasil, mais especificamente, na Serra Gaúcha. Em abril, a temperatura está agradável, com dias ensolarados e as cidades, como Gramado e Canela, estão menos movimentadas que no período de inverno.
Maio – Madri
Como boa capital, Madri oferece muitas atividades, de museus de diversas temáticas, visitas por impressionantes palácios e parques, caminhadas por grandes avenidas e praças. Porém, o que talvez faça o viajante cair de amores por Madri é a vibrante vida noturna e o espírito festeiro do povo espanhol, semelhante ao brasileiro nesse quesito.
Visitar a capital espanhola em maio é uma ótima ideia não apenas pelo clima, quando a temperatura deve oscilar entre agradáveis 11ºC e 21ºC, mas também em função do grande evento que ocorre nesse mês, a Feria de San Isidro, festa popular que toma conta da cidade.
Maio também é indicado para conhecer as cidades históricas de Minas Gerais. O tempo está seco, não é tão lotado como nos dias de comemorações religiosas e é bom para os passeios que nos levam a voltar no tempo e entender um pouco a história do Brasil.
Junho – Miami
Miami, a meca das compras, tão adorada entre os brasileiros, tem potencial para agradar também os viajantes interessados em praia e em atrativos artísticos e históricos. Sabendo conciliar, é possível aproveitar um pouco de tudo.
Desde a badalada praia de South Beach, o prestigiado Vizcaya Museum & Gardens e as lojas, restaurantes e vida noturna da famosa Ocean Drive. Vale também a visita a praia de Hollywood Beach e, no caminho, Fort Lauderdale. Em Miami, o mês de junho, transição entre primavera e verão, ainda é considerado baixa temporada, o que garante hospedagens com preços mais atrativos e lugares menos lotados.
Ainda em clima de verão, mas com menos chuva, o viajante pode optar por conhecer as cidades do Pará, que registraram crescimento de buscas no site do Skyscanner, sendo Carajás com um aumento de 35% e Belém com 29%, e são um dos destinos-tendência para 2017.
Julho – Rio de Janeiro
Julho é um mês de alta temporada tanto no hemisfério sul quanto no hemisfério norte, o que exige uma tomada de decisão mais estratégica para decidir para onde ir. O Rio recebe turistas o ano todo, mas julho não é o mês de mais procura e, graças à ampla malha aeroviária, encontrar passagens aéreas em conta não será difícil.
A visita às atrações clássicas, como Cristo Redentor e Pão de Açúcar, está garantida, mas a chance de pegar praia diminui em função do inverno, embora, no Rio, isso signifique mínimas de 21ºC. Já que tomar banho de sol e mergulhar talvez não seja uma possibilidade, essa é a chance de conhecer lugares diferentes no Rio de Janeiro.
Caso queira curtir um friozinho, Montevidéu é uma boa indicação. A cidade é tranquila, com muitas opções de passeios históricos, além de shoppings, restaurantes, bares e caminhada pela orla.
Agosto – Santiago
Para combinar cidade e neve na mesma viagem, e em um destino próximo ao Brasil, nada melhor do que ir a Santiago. A metrópole chilena é dona de belas áreas verdes, a exemplo do Cerro Santa Lucía, abriga bons museus, como o Casa Museo Pablo Neruda, e reserva uma oferta gastronômica variada, que pode ser devidamente saboreada no Patio Bellavista.
A proximidade com a Cordilheira dos Andes garante a chance de visitar algumas estações de esqui, como Valle Nevado, a mais famosa do país, ou, então, El Colorado e Farellones, menos concorridas, mas também de boa estrutura. Em qualquer uma delas pode se hospedar ou apenas aproveitar o dia.
Outro lugar para curtir um clima mais gelado é Mendoza, na Argentina, que fica próximo dos Andes e conta com ótimas vinícolas.
Setembro – Natal
A popularidade de Natal pode ser traduzida pela combinação entre os tons azuis e verdes do mar e a imensidão de suas dunas. Quem vai à capital potiguar em setembro consegue aproveitar ao máximo, já que os termômetros ficam na casa dos 28ºC e a chance de chuva é mínima.
Dá para passar os dias nas praias urbanas, especialmente na mais famosa delas, Ponta Negra, e nos passeios dos arredores, como dunas de Genipabu e piscinas naturais de Maracajaú. E com uma estadia mais longa, é possível conhecer outras praias no Rio Grande do Norte, como Pipa ou São Miguel do Gostoso.
Outubro – Orlando
A quantidade e a constante renovação das atrações justificam a popularidade de Orlando entre os turistas. São tantos parques temáticos e aquáticos –encabeçados por Disney, Universal e SeaWorld–, que uma única viagem não será o suficiente para visitar tudo. E talvez a graça seja exatamente essa, ter motivo para voltar. Fora dos parques, pode se curtir a agitada vida noturna ou, então, aproveitar para fazer compras em alguns dos shoppings e outlets. Se for possível escolher quando ir a Orlando, outubro é uma ótima opção, mês de temperaturas mais amenas e de parques mais vazios.
Já para pegar aquele bronze antes de começar o verão no Brasil, a Colômbia, destino que mais despertou o interesse nas buscas dos brasileiros para viagens internacionais, é ideal. A Ilha de San Andrés teve um dos maiores crescimentos nos últimos quatro anos com 87%, seguida por Cartagena, com 50%.
Novembro – Fortaleza
Férias em Fortaleza é sinônimo de dias muito bem aproveitados, afinal a cidade é dona do título de capital mais ensolarada do Brasil. Os dias de descanso serão ainda melhores se forem desfrutadas em novembro, o mês em que tradicionalmente menos chove na cidade.
A estadia por lá deve envolver as praias centrais, Iracema, Meireles e Mucuripe, para caminhar pela orla e saborear delícias nos quiosques, e a mais distante, Praia do Futuro, para um bom banho de mar. Além disso, várias praias nas imediações cabem como passeios bate-volta, a exemplo de Morro Branco, Prainha e Cumbuco. Se pretende conhecer Jericoacoara ou Canoa Quebrada, convém dividir a estadia de modo a aproveitar todo o potencial desses destinos.
Dezembro – Recife
Quem prefere um destino mais relacionado à cultura vai se deliciar com Recife. A capital pernambucana preserva muito bem seu centro histórico, Recife Antigo, e reúne ótimos museus, como Cais do Sertão e Paço do Frevo.
O mar aqui é mais para contemplação do que exatamente para banho, já que tubarões dão as caras de vez em quando. Assim, desfrute da Praia de Boa Viagem para caminhar no calçadão e para relaxar na areia.
E se faz questão de um bom mergulho no mar, sempre ajuda saber que destinos concorridos como Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros ficam a menos de 100 km da capital pernambucana. E, em dezembro, aproveitar todos esses lugares é ainda melhor, já que a chuva passa batida e é menos movimentado que no final do ano ou em janeiro.