Os mistérios do Peru: viva esta experiência mística e fascinante

25/05/2015 07:38 / Atualizado em 06/05/2020 21:30

Por Suellen Andrade

Cusco é um destino envolvente, fascinante, descrevê-la parece injusto com relação à realidade, só quem tem o privilégio de vivenciar dias na cidade pode sentir realmente essa atmosfera envolvente e mística que toma conta de todos os lados.

A capital arqueológica da América do Sul é a cidade mais internacional do Peru, a principal cidade do Império Inca, uma das maiores civilizações da história antiga. Situada há mais de 3 mil metros de altura, recebe em torno de 1 milhão de pessoas por ano, turistas que descem e sobem as ruas da cidade em busca de história e cultura com mais de 3 mil anos.

Não é por menos que é considerada um destino completo, a cidade respira história, repleta de praças, vales, exóticas aldeias e construções históricas, é capaz de proporcionar aos visitantes, diferentes experiências em um só lugar, une história, cultura, natureza, aventura, arte, gastronomia e os costumes que se mantêm vivos. Em cada detalhe é possível observar o orgulho dos peruanos por seus antepassados. Visitar Cusco é se atentar aos detalhes.

A grandiosidade de algumas atrações não as deixa passar despercebidas, é o caso do complexo arqueológico Sacsayhuaman, há apenas dois quilômetros da cidade, existe a 10 mil anos e abriga 33 sítios arqueológicos. Conhecido como uma fortaleza, sua localização privilegiada o fez de base militar durante séculos para os colonizadores espanhóis, apesar de ter sido idealizada para fins religiosos. Outra atração muito interessante é o Moray, um sítio arqueológico onde os incas faziam suas experiências agrícolas. Descer e subir as terraças, (algo como uma escadaria de degraus largos e altos) de Moray requer muito esforço físico.

 

Em Pisac é possível unir as compras e as ruínas, localizado há 33 quilômetros de Cusco é um dos sítios mais importantes do Vale Sagrado, lá você vai encontrar ruínas construídas com uma arquitetura especial, à prova de abalos sísmicos. O mais curioso é pensar como era possível toda essa estrutura séculos atrás. O mercado de artesanato do local permite uma pausa na história para ir às compras de souvenirs, fazer uma boquinha ou até mesmo investir na prataria tentadora.

O Museu Casa Concha também não pode passar despercebido, lá são exibidos objetos encontrados em Machu Picchu há mais de 100 anos e que estavam em poder da Universidade de Yale. O tour pelo museu é marcado por uma apresentação virtual pela cidade de pedra e por preciosidades encontradas durante as escavações como itens de cerâmica, metais e até mesmo esqueletos.

 
 

O que não vai faltar são lugares para conhecer, outras atrações que você não pode perder é a Catedral de Cusco, a Plaza das Armas de Cusco, Qoricancha, Igreja de San Blas, Ollantaytambo e muito mais. No entanto é importante lembrar que ao chegar ao povoado é muito comum sentir o famoso mal de altura, conhecido localmente como “Soroche”, que se resume a falta de ar e sensação de cabeça pesada, isso devido à altitude no lugar, por isso, é recomendado que no primeiro dia sejam feitas atividades leves, nada de chegar e sair batendo perna pela cidade, o chá de coca também ajuda a combater esse mal e dar energia.

E se energia não faltar, ao cair da noite é possível perceber que a capital inca é uma verdadeira festa, pessoas de diversos países, estilos e idades misturam-se em busca de bares, restaurantes, baladas e pubs para se divertir nesta cidade entusiasmante.

 
 

Não dá para negar que Cusco é uma cidade de muitas faces, além disso, é também a porta de entrada das trilhas rumo aos inúmeros sítios arqueológicos incas. Declarado Patrimônio Histórico da Humanidade o Santuário Histórico de Machu Picchu, recebe milhões de turistas todos os anos vindos de todos os lugares do mundo, situado a quatro horas de Cusco, não dá para ir ao Peru e não conhecer esse santuário. Possui um incomparável cenário natural em meio a dois vales, fica a 2.350 metros de altura e o que se sente nessas terras incas é indescritível, o lugar emite vibrações positivas o que torna todo o passeio um momento mágico e inesquecível.

Classificada com uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a antiga cidade sagrada dos Incas foi construída no século 15 por sua civilização e há muito mistério em torno dela que permaneceu oculta durante cinco séculos. Pesquisadores acreditavam que se tratava de uma fortaleza, porém nas escavações muitos esqueletos de mulheres foram encontrados, o que se levou a crer na hipótese de se um monastério. Porém estudos mais recentes levantam a possibilidade de que a cidade na verdade foi um mausoléu construído, fundador e primeiro imperador do Império Inca. Essas e tantas outras hipóteses aumentam ainda mais os mistérios da região e atraem, despertando a curiosidade e a crença e todos estes mistérios.

E para não ficar só na curiosidade você também pode conhecer essa que é a uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Em parceria com o Catraca Livre a NeoViagens tem o prazer de lhe proporcionar alguns pacotes que vão fazer da sua experiência em terras incas, inesquecível.  Por menos de R$ 3 mil você pode ficar três noites em Cusco, com café da manhã, passagem aérea, traslados, passeios por Sacsayhuaman e Machu Picchu. Outra opção mais completa é com hospedagem por Cusco e Vale Sagrado, passeio a Cusco, Sacsayhuaman, Vale Sagrado dos Incas, Mercado de Pisac e Ollantaytambo, traslados, café da manhã e Machu Picchu com almoço.

Saiba mais sobre o pacote no site: www.neoviagens.com.br