Os monumentos mais bonitos do mundo; um deles fica no Brasil

Pesquisa do site português Angi analisou 132 países a partir de opiniões e conteúdos relacionados ao turismo

02/02/2023 15:06

Pesquisa realizada pelo site português Angi revelou os monumentos mais bonitos do mundo. A publicação analisou 132 países a partir de opiniões relacionadas à palavra “belo” nas avaliações feitas pelo usuário do TripAdvisor.

A análise se limitou a edifícios nas seguintes categorias: arquitetônicos, igrejas e catedrais e edifícios governamentais. Os dados foram coletados globalmente entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

A basílica da Sagrada Família, em Barcelona (Espanha) foi considerada o monumento mais bonitos do mundo
A basílica da Sagrada Família, em Barcelona (Espanha) foi considerada o monumento mais bonitos do mundo - MasterLu/iStock

Dentre todos os monumentos, o preferido pelos usuários foi a igreja da Sagrada Família, em Barcelona (Espanha), com 16.104 menções no TripAdvisor. Apesar de não estar finalizada, a construção tem uma atração intransponível, além da internet. No ano passado a basílica recebeu 1,6 milhão de visitantes.

A segunda construção mais bonita, segundo o portal Angi, é a Catedral de Notre-Dame de Paris (França), com 12.931 menções. O pódio é completado pela Biltmore House, em Asheville (Carolina do Norte), o edifício mais bonito dos EUA e o terceiro mais bonito do mundo, com 9.609 menções.

Os monumentos mais bonitos do mundo; um deles fica no Brasil; clique para ampliar o mapa
Os monumentos mais bonitos do mundo; um deles fica no Brasil; clique para ampliar o mapa - Divulgação/Angi

No Brasil, o posto ficou com o histórico Teatro Amazonas, em Manaus, no entanto, a publicação não revelou quantas menções o cartão-postal da Amazônia recebeu.

Por dentro do Teatro Amazonas

O símbolo arquitetônico da capital amazonense está localizado no Largo de São Sebastião e contempla boa parte da história do ciclo da borracha (período em que a produção e comercialização de látex marcaram a economia da região), há 126 anos.

Vista do Teatro Amazonas a partir da piscina do hotel Juma Ópera, em Manaus (AM)
Vista do Teatro Amazonas a partir da piscina do hotel Juma Ópera, em Manaus (AM) - Divulgação

Com uma beleza única, o seu interior abriga um salão com o teto côncavo que revelam quatro telas pintadas em Paris pela tradicional Casa Carpezot. Ao centro, existe um magnífico lustre de bronze francês, que se soma às máscaras nas colunas da plateia, em homenagem a compositores e dramaturgos como Aristophanes, Molière, Rossini, Mozart e Verdi.

Outro grande destaque do prédio é o teto feito por Domenico de Angelis, em 1899, chamado de “A glorificação das Bellas Artes da Amazônia”.

Por seu palco já passaram artistas internacionais de renome, como o tenor José Carreras, Roger Waters (ex-vocalista do Pink Floud), as bandas Spice Girls e The White Stripes. Assim como os artistas brasileiros Heitor Villa-Lobos, Milton Nascimento, Ana Botafogo e Bibi Ferreira.

Imagem do palco do Teatro Amazonas, símbolo cultural e arquitetônico da Amazônia
Imagem do palco do Teatro Amazonas, símbolo cultural e arquitetônico da Amazônia - Michael Dantas/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Manaus, onde está localizado, é um lugar incrível que todo turista precisa conhecer! Não é só entre as belezas monumentais que a cidade se destaca. Uma lista do jornal norte-americano “New York Times” relaciona 52 destinos turísticos para se conhecer em 2023. Nela, aparece Manaus, com destaque para a sua culinária única como o tacacá, pirarucu, pacu, bolinho de surubim, matrinxã, tucunaré, açaí e muito mais.

Gostou e tem interesse em visitar o Teatro Amazonas? As visitas podem ser realizadas de terça a sábado das 9h às 17h, e domingo, das 9h às 13h. As visitas não necessitam de agendamento e não são realizadas vendas antecipadas de ingressos para visitação. Os ingressos custam R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira). Para saber mais, acesse aqui.