Pai e filho se ‘conhecem’ em trekking pela Patagônia chilena

A temida desconexão entre pais e filhos da adolescência pode ser minimizada quando ambos topam sair de seus mundos e apostarem no prazer de se reconhecerem um no outro. “Aprender na prática foi o jeito que me ensinaram as coisas mais importantes da vida. Situações desafiadoras criam momentos memoráveis”. O consultor de empresas Daniel Franco e seu filho percorreram os quase 40 quilômetros por entre as montanhas do Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena.

Frio, chuva, vento e mochila pesada não são exatamente o que um adolescente considera por diversão de férias. Mas, a ideia de ter boas fotos para o Facebook e histórias para contar servem de incentivo até o encontro com picos nevados, geleiras milenares e plantas exóticas, que com as raposas, lebres e condores majestosos fazem os livros de escola tomarem vida e coerência. Além da interação com viajantes de todo o mundo que propiciaram excelentes aulas de globalização e de idiomas.

O tempo vago e a impossibilidade de se conectar à internet permitiram conversas profundas como sementes para o futuro. “É importante entender que não os educamos para seguir o que falamos, mas sim para optarem pelo melhor caminho possível. Na maior parte do tempo, não estaremos juntos a eles para orientá-los em suas escolhas. Tudo dependerá de suas capacidades de entenderem a relação entre decisões e consequências. Uma decisão boa leva a uma boa consequência e vice-versa”, diz Daniel.

Toda a viagem foi transformada em um e-book que pode ser baixado gratuitamente no link: com fotos e a história completa no link: www.facebook.com/AHOO.