Paraísos escondidos no golfo do México, na Flórida
O que fazer no Golfo do México, uma das regiões mais lindas da Flórida e ainda pouco conhecida pelos brasileiros. Elaboramos um roteiro de filme passando por Fort Myers e as belas ilhas de Sanibel e Captiva.
Conhecida como o “Mediterrâneo das Américas” a região do Golfo do México oferece mais de 1.600 km de belas praias, com areia branca, água transparente e sempre morna, uma infinidade de pássaros que migram conforme as estações do ano, golfinhos brincalhões que nadam nas praias e os mais lindos finais de tarde com o sol se pondo no mar. Esse são alguns dos motivos que merecem uma viagem para o Golfo. Partindo de Palm Beach em direção à Fort Myers, a viagem dura apenas 2 horas e 40 minutos.
Fort Myers, Sanibel, Captiva e outras dezenas de lindas ilhas formam um destino paradisíaco e ainda pouco explorado.
- Torres del Paine: como chegar, onde hospedar e quanto custa
- Este alimento, geralmente jogado no lixo, pode melhorar a saúde do seu coração
- Túmulos kofun: conheça um dos maiores mistérios do Japão
- Estudo revela benefícios do aroma de alecrim para a memória
Verdadeiros santuários de vida selvagem, com uma enorme área de preservação ambiental e a maior variedade de conchas de todas as praias dos Estados Unidos, esse pedaço de paraíso com clima mais relaxado e ar de veraneio é um convite ao descanso e ao contato com a natureza.
Praias desertas com mar azul e transparente, areia branca e muito fina, infinitas conchas de diferentes formatos e cores, atraem também admiradores de todas as idades que não resistem levar para casa, conchinhas coloridas como lembrança. Mas é bom saber que é permitido coletar conchas desde que elas estejam vazias e há uma lei estadual que leva isso muito a sério.
A viagem deve começar por Fort Myers, onde cultura, história e natureza atraem a atenção dos turistas na passagem para as lindas ilhas da região. Vale conhecer um pouco mais da história dos amigos ilustres e geniais , Thomas Edison e Henry Ford, que escolheram essa bela região como refúgio do inverno, e suas casas transformadas em museus, são umas das atrações mais visitadas da Flórida. Outra atração na cidade é conhecer as cervejas locais, como as da cervejaria Fort Myers Brewing Co, que oferece tour com direito à degustação. Passeie pelo River District, cheio de lojinhas, restaurantes, cafés e galerias de arte em ruas charmosas com casinhas coloridas.
Como sugestão de almoço ou happy hour na cidade, o Bimini Bait Shack é um simpático restaurante, com cara de verão e decoração divertida que remete aos temas ligados ao mar. Durante os fins de semana é comum ver os frequentadores chegando de barco para curtir o local principalmente durante o pôr do sol.
Mas se a ideia aqui é curtir a natureza, vale conhecer a reserva ecológica de Six Mile Cypress, ver as mais belas borboletas no Butterfly Estates, fazer fotos lindas do Fort Myers Beach Pier e explorar a beleza das inúmeras ilhas da região.
A ilha frequentada por milionários
Um dos programas interessantes é fazer um passeio de barco com o Captiva Cruises em direção a Useppa. Com acesso apenas por barco, a bela ilha tem uma pequena marina, lindas casas de veraneio, restaurante, clube privativo e um interessante museu que preserva a sua história desde os seus primeiros habitantes, os índios Calusa.
Apenas os membros do clube e os passageiros do barco Captiva têm acesso ao local. Nos anos 20, a ilha era a meca da pesca esportiva dos ricos e famosos, quando o magnata Barron Collier construiu uma mansão para receber seus influentes e endinheirados amigos para campeonatos de pescas e temporadas de festas. Rockefeller, Thomas Edison e Henry Ford foram alguns dos assíduos frequentadores da ilha.
É muito comum durante os passeios de barco, ver golfinhos surfando nas ondas da embarcação e para quem é fã desses animais, vale muito se aventurar pelo mar. Outro passeio interessante pelas águas é na hora do pôr do sol. O Sunset Cruises do Adventures in Paradise, segue em direção às ilhas de Sanibel e Captiva no cair da tarde. Mais uma oportunidade para ver os golfinhos e o belo entardecer do Golfo do México.
Sanibel e Captiva
Belezas naturais escondidas vão se revelando pouco a pouco na medida que você atravessa a ponte em direção a ilha de Sanibel e em seguida Captiva. Pelas estradas, gente andando de bicicleta, muitas árvores, lindas casas, restaurantes, lojinhas e até um museu de conchas. Em outras partes, praias quase desertas, outras mais movimentadas e com área de piquenique, um charmoso Farol construído em 1884, um revoar de pássaros sem fim e golfinhos brincalhões que adoram se exibir na beira da praia, para a alegria das crianças.
Passeios de caiaques e canoas são muito populares no J.N. Darling National Wildlife Refuge, explorando as pequenas ilhas na preservada área de mangue com indescritível vida selvagem. Vale conferir as praias do Farol, Bowman´s Beach, Turner, etc.
No final da tarde, já em Captiva Island, siga até a praia onde fica o animado restaurante e bar Mucky Duck, com música ao vivo na agradável área externa. Na hora do pôr do sol, os frequentadores locais saem das suas mesas com taças de vinhos e cervejas em mãos em direção à praia, para assistir o espetáculo da natureza com direito a brinde e palmas no final!
Resort e Spa em meio à natureza
Hospede-se no Sanibel Harbour Marriot Resort & Spa, um hotel maravilhoso localizado em Fort Myers com uma vista incrível para as piscinas e as águas do Golfo do México. Localizado próximo à ponte que liga Fort Myers à ilha de Sanibel, o hotel é cercado de exuberante natureza, com 3 diferentes áreas de piscinas, Spa, quadras de tênis, marina, academia completa, 5 restaurantes e apartamentos confortáveis com ótimas varandas com vista de tirar o fôlego para as águas do Golfo do México.
O hotel tem um luxuoso iate privativo de 100 pés, o Sanibel Harbour Princess que oferece brunch e jantares românticos, com passeio pelas belas paisagens da região.
Como se não bastasse, o hotel tem o fantástico Spa at Sanibel Harbour, um dos melhores dos Estados Unidos, com tratamentos e massagens indescritíveis, além da Betar Experience, um dos 24 aparelhos existentes no mundo, que transmite ondas sonoras que trabalham diretamente sobre os chakras do corpo para aliviar a ansiedade, insônia e promover um relaxamento profundo. Vale a experiência!
Menos agitada que as cidades de Miami, Palm Beach, etc , a região do Golfo do México, principalmente Fort Myers, Sanibel e Captiva têm um clima de lugar de férias, mais relaxado, com passeios mais tranquilos e um contato mais aprofundado com a natureza. E quem não precisa de férias no paraíso?
Acompanhe nosso roteiro de viagem luxuosa pela Flórida começando por Miami , passando também por St Pete e Tampa, mais uma região interessantíssima que vale a viagem.
Ana Paula Garrido, editora do blog O Melhor da Viagem, viajou a convite de The Beaches of Fort Myers and Sanibel com seguro de viagem GTA , chip de celular Mysimtravel e locadora 2U rent a car.