Paraty e Ilha Grande podem se tornar patrimônio mundial da Unesco

Se aprovado pelo Comitê da Unesco, as duas atrações serão considerados o primeiro sítio misto do Brasil

26/06/2019 21:06

Uma região de vasta riqueza cultural, que encanta por sua beleza natural. Paraty e Ilha Grande, em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, podem se tornar patrimônio mundial da Unesco.

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) recebeu na terça-feira, 14,  da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, um parecer técnico favorável ao reconhecimento dos dois locais como patrimônio.

Vista panorâmica do Centro Histórico de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro
Vista panorâmica do Centro Histórico de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro - Oscar Liberal | Iphan

O Comitê da Unesco se reunirá entre os dias 30 de junho a 10 de julho, em Baku, no Azerbaijão para analisar 28 pedidos de reconhecimento de sítios mundiais, sendo dois sítios mistos, ou seja, locais que reconhecidos ao mesmo tempo como Patrimônio Cultural e Natural Mundial.

Além de Paraty e Ilha Grande, que podem se tornar o primeiro sítio misto brasileiro, o outro candidato é a região do Lago de Ocrida, na Albânia-Macedônia. De 1.092 bens inscritos da Lista do Patrimônio Mundial, apenas 38 são mistos.

Se aprovado, Paraty e Ilha Grande será o 22º bem brasileiro a levar o título da Unesco. Atualmente, há 14 sítios inscritos como Patrimônio Mundial Cultural e sete bens do Patrimônio Mundial Natural no Brasil.

Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ)
Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ) - Oscar Liberal | Iphan

 Sítio misto

O sítio misto abrange um território de quase 149 mil hectares, em que o centro histórico de Paraty se cerca de quatro áreas de conservação ambiental.

A candidatura de Paraty e Ilha Grande é fruto de parceria entres diversas instituições
A candidatura de Paraty e Ilha Grande é fruto de parceria entres diversas instituições - Divulgação | Iphan

Ali estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina; o Parque Estadual da Ilha Grande; a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul; e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu.

Desde a baía da Ilha Grande, são 187 ilhas, muitas cobertas de vegetação primária. Nesse extenso território, encontra-se um sistema cultural baseado nas comunidades tradicionais onde vemos estreita relação entre cultura e biodiversidade.