Parque das Neblinas tem nova trilha com opção de camping
Parque tem 7 mil hectares de Mata Atlântica em diversos estágios de regeneração
Um verdadeiro paraíso verde escondido a 115 km da capital paulista. Esse é o Parque das Neblinas, localizado em Mogi das Cruzes, que acaba de ganhar uma trilha com área de camping rústico para pernoite.
Batizada de Caminhos de Tropa, o trajeto monitorado de 19 quilômetros conta com 15 atrativos e muitos mirantes.
Hoje protegida, a área do Parque das Neblinas já foi alvo de muita exploração nas décadas de 1940 a 1950, quando parte da Mata Atlântica foi transformada em carvão pela indústria siderúrgica.
O carvão produzido em “fornos de barranco” era escoado no lombo de burros e mulas: as conhecidas “tropas”. Por isso, a trilha Caminhos de Tropa é uma opção para aqueles que desejam experimentar uma aventura na natureza e conhecer a história da área por meio dos seus elementos naturais e antrópicos.
Entre os atrativos do percurso estão a Passarela das Antas, mirantes com vista para o litoral e para a cidade, antigos fornos de carvão, a cachoeira da Pedra Riscada e até nascentes.
Day Use no Parque das Neblinas
A trilha foi cuidadosamente planejada para oferecer segurança aos visitantes, e deve ser feita com a condução de monitores especializados.
O Parque das Neblinas oferece duas modalidades para o passeio: o de Day Use, para aqueles que buscam explorar uma parte da trilha em um só dia, e a modalidade com pernoite.
A área de camping rústico permite aos visitantes uma experiência imersiva e se conectarem com a natureza e a beleza da Mata Atlântica.
Para fazer a expedição na trilha, os visitantes devem agendar a visita pelo e-mail ([email protected]) ou pelo telefone (11) 4724 0555. Os valores são R$ 100, para a opção Day Use, e R$ 200 para pernoite (é necessário levar a própria barraca e equipamentos).
Refúgio de biodiversidade
O Parque das Neblinas é um verdadeiro refúgio de biodiversidade. A reserva tem 7 mil hectares de floresta em diferentes estágios de regeneração e protege 1.330 espécies da fauna e flora, como a onça-parda (puma concolor), o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides).
A área também abriga um grande patrimônio hídrico: são 530 nascentes e 14 km do rio Itatinga conservados na área.